PORTUGUÊS DE VISEU COM PESO NA RESTAURAÇÃO QUER SER ‘MAYOR’ DE NOVA IORQUE

Por HENRIQUE MANO | News Editor | Nova Iorque

O emigrante português Peter Guimarães, natural de Viseu, movimenta-se com tanto à-vontade em Nova Iorque, que acredita poder vir a ser o seu próximo Presidente da Câmara… Depois de, em 2021, ter apresentado uma candidatura como independente, Guimarães garantiu – em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO – que avançará desta feita como republicano.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Peter Guimaraes à entrada do restaurante “Bice Cucina”, em Manhattan, de que é co-proprietário

De acordo com o diário “USA Today” [ https://www.usatoday.com/story/special/contributor-content/2023/11/17/top-5-entrepreneurs-to-watch-in-2024/71624105007/ ], Guimarães é uma das 5 figuras empresariais a ter em conta em 2024; afinal, o co-proprietário do Bice Cucina de Nova Iorque (uma marca global ramificada pelas maiores cidades do globo) tem ainda uma marca de vinhos (a “Tipsy Girl”) e está prestes a reabrir o “Le Bar A’ Vin”, em Palm Beach Island, na Flórida.

Foto: CORTESIA PETER GUIMARÃES | O português movimenta-se nos círculos sociais nova-iorquinos e surge aqui ao lado do cantor Rod Stewart

Com pouco mais de 2 anos de idade, Peter emigrou com a família para os Estados Unidos. Os Guimarães radicaram-se em Hartford, no estado de Connecticut, em cuja comunidade lusa o hoje empresário de restauração iria crescer. “A minha mãe não queria que eu perdesse os costumes portugueses e, por isso, matriculou-me na escola da Igreja Nossa Senhora de Fátima”, conta.

Depois de ter feito o South Catholic High School, Peter Guimarães tirou Marketing pela UCONN – mas depressa descobriu que era no mundo da construção civil que iria ganhar dinheiro… Funda a Guimarães Construction e ergue dezenas de casas avaliadas em mais de 1 milhão de dólares “ao longo do estado de Connecticut”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Peter Guimaraes à frente do “Bice Cucina”

No início da década de 90, “apaixonado pelo universo dos restaurantes”, Peter Guimarães torna-se co-proprietário do “Blue Smoke”, em Bloomfield, CT. Mais tarde (“porque tenho muito apreço pelas minhas origens portuguesas”), abre o “Dulce” (em homenagem ao nome da mãe), num edifício novo de Hartford, onde aposta na cozinha das suas origens.

Com a crise financeira de 2008, o português perde os restaurantes, o barco e muitos dos investimentos… “Dei por mim a viver de novo em casa dos meus pais”, lembra. “É nestas alturas que conhecemos os verdadeiros amigos”.

Determinado a dar a volta por cima, abre uma discoteca em West Hartford e, mais tarde, “invade” Nova Iorque, como co-proprietário do Bice Cucina, na 55.ª Rua de Manhattan.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Aspecto interior do restaurante

Ao tornar-se ele próprio uma figura do jet-set nova-iorquino, é convidado a integrar o elenco de “The Real Housewives of New York City”.

O Bice Cucina, que surge em Nova Iorque em 1982, atrai celebridades como Billy Joel, Bruce Springsteen, Rod Stewart, 50 Cent, Mark Wahlberg, Cuba Gooding, Jr., Ben Stiller, Rob Thomas (dos Match Box 20), Viggo Mortensen, Donald Trump, Jr., Frank Sinatra (quando ainda vivo) e até o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, quando está em Nova Iorque.

Apesar de ter ido pela última vez a Portugal quando tinha 9 anos, Peter Guimarães não se esquece das origens… “Muitos dos especiais do dia no Bice podem ser portugueses, como bacalhau à Brás ou camarão à Moçambique”, diz. “Estou naquela fase em que gostava de comprar casa em Portugal e, quem sabe, passar lá a reforma”.

Foto: CORTESIA PETER GUIMARÃES | Com o cantor Billy Joel

O empresário, que tem uma casa de praia em Connecticut e outra na Flórida, mas vive em Manhattan a tempo inteiro, acredita que “esta é a altura certa para se abrir um restaurante português em Nova Iorque. O país é um dos destinos mais procurados do mundo! Fico muito satisfeito quando as pessoas descobrem que sou português e dizem logo que já foram a Portugal e adoraram. Aliás, na minha casa de praia em East Haven, CT, tenho à porta a bandeira dos EUA e a de Portugal”.