PORTUGUÊS EDDIE BRANQUINHO ASSUME INTERINAMENTE O CARGO DE ‘MAYOR’ EM PALM COAST. E FAZ HISTÓRIA

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

A presidente da câmara de Palm Coast, na Flórida, Milissa Holland, apresentou ontem, terça-feira, a demissão do cargo. O seu afastamento, por razões pessoais e familiares, provocou a subida ao posto, de forma interina, do actual presidente do Conselho Municipal, o português Eddie Branquinho, de 64 anos de idade.

Sabe-se que está marcada para hoje, quarta-feira, uma reunião extraordinária daquele órgão municipal com vista a que se debate a actual situação política criada pela demissão de Holland.

A agora ex-‘mayor’ Milissa Holland fez o anúncio do seu afastamento da vida pública como forma de se poder dedicar a tempo inteiro à filha, que carece de sérios cuidados de saúde.

A reunião de hoje irá pôr em marcha os passos estabelecidos por lei para situações desta índole; ou seja, a autorização para que o Comité Eleitoral de Palm Coast marque a data para as eleições especiais onde será encontrado o próximo ocupante efectivo do cargo. Até lá, a responsabilidade máxima da cidade estará nas mãos do agora ‘mayor’ português Eddie Branquinho.

As eleições deverão acontecer no período máximo de 50 dias.

Eddie Branquinho é agora, mesmo que de forma interina, o 4.º ‘mayor’ na história de Palm Coast, uma municipalidade a norte do estado norte-americano da Flórida onde, em quatro décadas, se estabeleceu uma das mais dinâmicas comunidades lusas na região sul do país.

Lembre-se que, do Conselho Municipal, faz ainda parte o luso-americano Victor Barbosa.

Branquinho volta a fazer história nos anais da vida política luso-americana; depois de ter sido o primeiro imigrante nascido em Portugal de que haja registo eleito vereador no estado norte-americano da Flórida e, posteriormente, a ocupar o cargo de vice-‘mayor’ (desde 17 de Novembro do ano passado), agora poderá reclamar – nas mesmas condições – o feito de ter chegado a presidente da Câmara.

Aquando da sua nomeação para vice-‘mayor’, e à resposta sobre se se candidataria um dia a presidente da câmara, Eddie Branquinho disse ao jornal LUSO-AMERICANO: “A minha carreira política, por variadas razões, deverá terminar dentro de dois anos, mas não quero dizer que dessa água não beberei. Se, na altura certo, determinar que os concorrentes ao cargo não reúnem as qualidade que julgo necessárias para o desempenhar, é possível que avance com uma candidatura. Até lá, a minha responsabilidade é fazer o trabalho para o qual fui eleito”.

QUEM É EDDIE BRANQUINHO

• Foi eleito vereador pelo Bairro 4 da cidade de Palm Coast em 2018; o seu mandato, que acumula agora com o cargo interino de ‘mayor’, irá até 2022.

• Nasceu em Beja, Alentejo, há 64 anos e reformou-se como sargento detective da Polícia de Newark, em New Jersey.

• Enquanto morador no ‘Estado Jardim’, foi igualmente eleito para o Comité escolar na cidade de Elizabeth. Após a reforma, em Agosto de 2010 mudou-se para a Flórida, radicando-se em Palm Coast.