PORTUGUÊS EDDIE BRANQUINHO MANTÉM-SE NO CARGO DE ‘MAYOR’ DE PALM COAST ATÉ 3 DE AGOSTO

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O português Eddie Branquinho, de 65 anos de idade, vai manter-se interinamente no cargo de presidente da câmara (‘mayor’) de Palm Coast, na Flórida, até dia 3 do próximo mês de Agosto. Branquinho, natural de Beja e até então vice-‘mayor’, assumiu o posto na segunda semana de Maio deste ano na sequência da demissão de Milissa Holland por razões de natureza pessoais.

“As eleições especiais estão convocadas para dia 27 deste mês de Julho e o futuro ‘mayor’ assumirá o cargo na primeira reunião do Conselho Municipal a realizar-se após isso, ou seja, a 3 de Agosto”, confirmou Eddie Branquinho, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO.

Com o novo presidente da câmara em funções, Eddie Branquinho voltará ao posto de vice-‘mayor’ e vereador-geral em representação do Bairro 4.

“Como ‘mayor’, faço à mesma o meu trabalho, só que com responsabilidades acrescidas”, explica. “Tenho que dar orientações e mediar as reuniões do Conselho Municipal; até aqui apenas participava.”

Para o cargo de vice-presidente da câmara, Eddie Branquinho foi indigitado pelos colegas vereadores; o mandato é anual e termina em Dezembro, “podendo nessa altura voltar a ser nomeado.”

Já o cargo de vereador estende-se até Novembro de 2022. Concorrerá à reeleição? “Ainda não tomei um decisão em relação a isso”, responde. “Tê-lo-ei que fazer de acordo com a minha mulher. A decisão depende de vários factores, havendo mesmo uma panóplia de possibilidades. Mas neste momento”, reitera, “ainda não tomei nenhuma decisão sobre aquilo que vou fazer.”

Nas eleições especiais de 27 de Julho, Eddie Branquinho confia o seu apoio ao candidato David Elfin – no grupo de 6 que concorrem ao posto de ‘mayor’.

Eddie Branquinho emigrou com 19 anos para os Estados Unidos, radicando-se numa primeira fase em Nova Iorque. Mais tarde faria carreira na polícia em New Jersey, chegando a agente em 1986 e reformando-se como sargento-detective. Concorreu pela primeira vez a um cargo político em Elizabeth, NJ, vindo a integrar o Comité Escolar da cidade.

Em 2010 fixa-se em Palm Coast, onde oito anos depois faz história ao tornar-se no primeiro vereador português eleito no estado da Flórida de que há registo. O seu envolvimento assiciativo também o levou à presidência do Portuguese-American Cultural Center.