PORTUGUÊS ROBERTO ALVES TOMOU POSSE COMO ‘MAYOR’ DE DANBURY, NO ESTADO DE CONNECTICUT
• Por HENRIQUE MANO | Danbury, Conn.
O emigrante minhoto Roberto Alves, natural de Fafe (Portugal), tornou-se quinta-feira, 30 de Novembro, no primeiro Presidente da Câmara de Danbury de origem portuguesa; Alves vai agora comandar os destinos da 3.ª maior cidade na região sudoeste do estado de Connecticut e a 7.ª maior do ‘Estado Constituição’. O português também é o primeiro ‘mayor’ democrata da cidade em mais de duas décadas.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O novo Presidente da. Câmara de Danbury, no estado de Connecticut, com a esposa e os filhos na cerimónia de tomada de posse esta quinta-feira
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O ‘mayor’ Roberto Alves com o Governador Ned Lamont, perante quem prestou juramento
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O ‘mayor’ Roberto Alves no seu primeiro discurso após a tomada de posse
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O ‘mayor’ Roberto Alves e o luso-americano Al Almeida, nomeado para o Comité Escolar
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Luísa Pais Lowe, e o ‘mayor’ Roberto Alves
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Luísa Pais Lowe, o ‘mayor’ Roberto Alves e o senador Richard Blumenthal
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Outro aspecto da cerimónia de tomada de posse, vendo-se à esquerda a mãe do novo ‘mayor’, Isaura Lopes Alves
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O ‘mayor’ Roberto Alves com os juízes Dan de Moura Jr. e Joseph Silva, de origem portuguesa
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O ‘mayor’ Roberto Alves com membros da sua família
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Roberto Alves, 32.º Presidente da Câmara de Danbury, CT
A cerimónia de tomada de posse do 32.º ‘mayor’ de Danbury decorreu no anfiteatro da Rogers Park Middle School com a presença de várias entidades, entre elas o Governador Ned Lamont (perante quem Alves prestou juramento), o senador Richard Blumenthal, a vice-governadora Susan Bysiewicz, a secretária de estado Stephanie Tomas, a cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Luísa Pais Lowe e inúmeros outros.
“A comunidade portuguesa no estado de Connecticut está a tornar-se cada vez mais visível e a assumir posições cada vez de maior destaque nas várias instituições do estado e até a nível federal”, nota a diplomata portuguesa, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO.
Roberto Alves é o segundo autarca português nascido em Portugal eleito em Connecticut, tendo o 1.º sido o ex-‘mayor’ de Meriden, Manuel Santos.
Acrescenta Pais Lowe: “temos de continuar a trabalhar no sentido de um cada vez maior envolvimento cívico e político dos luso-americanos, tanto na vida do país onde têm as suas origens, Portugal, como no país que os acolhe, os EUA”.
Visivelmente emocionada, a mãe do ‘mayor’, Isaura Lopes Alves (que nasceu no Brasil filha de emigrantes de Braga e Viana do Castelo), lembra a memória do marido, falecido há seis meses, e afirma: “tenho um orgulho pelo meu filho que não cabe dentro do peito e muitas emoções misturadas por não ter aqui o meu marido”.
O novo ‘mayor’, falando igualmente ao nosso jornal, lembra o pai como alguém “que trabalhou tanto para a nossa vida ser melhor, para eu e as minhas irmãs termos mais oportunidades; éramos uma familia que não tinha muito e ele sempre teve tempo para ajudar os outros. Foi ele que me incutiu a paixão pelo serviço público. Perder o meu pai com 65 anos foi difícil, mas eu sei que ele está aqui agora, ele está a olhar para mim e deu-me ajuda para chegar aqui”.
Falando ao LUSO-AMERICANO, o senador Richard Blumenthal confessou: “tenho o coração repleto de alegria tanto pelo Roberto Alves, como por toda a comunidade portuguesa em Connecticut e à volta do país. A comunidade portuguesa é uma das mais valorosas de todas as nossas comunidades emigrantes e, como filho de emigrantes, eu sei que a sua história é parte do sonho americano. Obrigado por nos terem dado o Roberto Alves”.
O governador Ned Lamont diz igualmente ao nosso jornal ter “muito orgulho do Roberto Alves, que veio para este país a falar português e agora dirigi uma das cidades mais prósperas de Connecticut”.
Sublinhe-se ainda que parte da cerimónia de tomada de posse de outros eleitos esteve a cargo do juiz ‘probate’ luso-americano Joseph DaSilva, Jr.
Na mesma noite, assumiram ainda os seus cargos três novos luso-eleitos: o vereador-geral Michael Coelho, o membro do Comité Escolar Al Almeida e o comissário Robert Botelho (‘Zoning Commission’).