PORTUGUÊS VENCE CONCURSO INTERNACIONAL DE ILUSTRAÇÃO NOS EUA – E VAI A CAMINHO DE HOLLYWOOD

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O lisboeta André Mata é o vencedor da 38.ª edição anual do ‘Illustrators of the Future’, anuncia a organização do concurso, cuja estrutura está sediada na Califórnia [www.writersofthefuture.com]. A vitória de Mata vai permitir ao ilustrador português deslocar-se durante uma semana a Hollywood, onde participará numa oficina de ilustração – para além de ver ainda o seu trabalho publicado na antologia ‘L. Ron Hubbard Presents Writers of the Future Volume 37’ e de um prémio monetário.

L. Ron Hubbard, conceituado autor norte-americano de obras de ficção científica, criou o concurso ‘Writer’s of the Future’ em 1983 como forma de promover novos talentos; anos depois, nascia o ‘Illustrators of the future’. Ao morrer em 1986, Hubbard deixou mesmo em herança fundos para a sua manutenção.

André Mata

“Foi uma enorme surpresa e totalmente inesperado”, reage André Mata, em declarações exclusivas ao jornal LUSO-AMERICANO. “É óptimo ver o meu trabalho reconhecido desta forma e uma enorme honra, principalmente quando no júri se encontram artistas que eu muito admiro e acompanho há já vários anos.”

O ilustrador acrescenta: “É para mim um bom indicador de que estou no caminho certo, para um dia poder construir e desenvolver uma carreira no campo da ilustração, uma área que é para mim extremamente apelativa.”

Mata deverá ainda, dependendo de circunstâncias ligadas à situação COVID, estar presente na cerimónia de gala de atribuição do prémio, a decorrer em hollywood.

André Mata nasceu em Lisboa em 1985 e começou cedo a dar asas à sua imaginação no campo das artes visuais. Formado pela Solent University de Southampton, hoje não apenas vira a sua concentração para a ficção científica, como faz retrato, paisagem e pinta figuras do reino animal.

O júri do concurso que premiou o ilustrador lisboeta incluía nomes de peso no sector – de Bob Eggleton e Larry Elmore a Echo Chernik, Rob Prior e Ciruelo. De acordo com uma nota do concurso, os 370 vencedores de edições passadas produziram já mais de 6 mil ilustrações, 360 livros de banda desenhada e colaboraram na criação de 624 livros e álbuns, para além de terem contribuído para 68 programas de TV e 40 produções cinemtográficas.