PORTUGUESA NA LISTA DOS MELHORES MÉDICOS DA CIDADE DE BOSTON DE 2025

• Por HENRIQUE MANO | News Editor

A médica oncologista Filipa Lynce, natural de Lisboa, está na lista dos “Melhores Médicos de Boston” para 2025 – compilada anualmente pela revista “Boston” [ https://www.bostonmagazine.com/news/2025/01/28/boston-top-doctors-list/ ]. Formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, a profissional de saúde está afecta ao conceituado Dana-Farber Cancer Institute, onde é médica principal junto do respectivo “Inflammatory Breast Center” – que, aliás, dirige.

A profissional de saúde portuguesa Filipa Lynce, médica oncologista

Paralelamente, Filipa Lynce é ainda professora associada de Medicina na Harvard Medical School – para além de também dar consultas no Brigham and Women’s Hospital.

Num comunicado divulgado à imprensa, o Dana Farber Cancer Institute confirma contar com 145 médicos na lista deste ano (incluindo Filipa Lynce). Já a “Boston” elabora a lista “Top Doctors” com base no banco de dados do guia “Castle Connolly Top Doctors”, que faz investigação semelhante na área da saíde para outras publicações de prestígio (como as revistas “New York”, “Money”, “Philadelphia” ou “Washingtonian”).

Um dos edifícios do Dana Farber Care Center de Boston, MA

A lista da “Bostonian” que inclui Lynce é elaborada com base num rol daqueles que a “Castle Connolly” considera “os 2.041 Melhores Médicos” do país.

Antes de, em 2008, se mudar para os EUA, a Dr.ª Filipa Lynce ainda esteve ligada ao Instituto Português de Oncologia de Lisboa (2008-2011) e ao Hospital Egas Moniz, também na capital portuguesa (tendo passado pelo Colégio São João de Brito, em Lisboa).

A capa da revista “Boston” com a lista dos “Melhores Médicos” da cidade de Boston, MA

O seu enquadramento profissional nos EUA arranca em 2011 no Georgetown University Hospital, em Washington, DC, e passa pela Johns Hopkins University, chegando então em 2020 à Harvard Medical School, como professora.

Desde há uma década que se dedica quase em carácter exclusivo ao tratamento de doentes com cancro da mama.

Antes da vinda para os EUA, fez Erasmus na Suíça e cumpriu missões de voluntariado no Brasil, Moçambique e Camarões. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *