PORTUGUESA NOMEADA PROMOTORA-CHEFE DE JUSTIÇA NO 2.º MAIOR TRIBUNAL MUNICIPAL DE NEW JERSEY
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
O presidente da câmara de Elizabeth, J. Christian Bollwage, nomeou a advogada portuguesa Anabela DaCruz-Melo para o cargo de promotora-chefe de justiça (‘Chief Municipal Prosecutor’) no Tribunal Municipal desta que é sede-administrativa do condado de Union. Localizado em plena baixa do 4.º maior centro urbano de New Jersey, o Tribunal Municipal de Elizabeth faz parte do sistema judicial da cidade e, pelo seu volume de trabalho, “é hoje o segundo maior do estado”, afirma Anabela DaCruz-Melo, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO. “Temos realmente um volume muito grande de trabalho.”
É por esta instância que passam todos os casos criminais cíveis que fujam ao âmbito to Tribunal Superior de New Jersey, incluindo aqueles ligados ao trânsito. “Há duas sessões diárias por dia, e às terças são mesmo três, e chegam a passar por nós uma centena de casos por dai para litigar”, acrescenta a promotora-chefe.
Para além do juiz municipal Júbilo Afonso, estão ainda afectos a este tribunal vários outros luso-americanos em posições de destaque – nomeadamente Joann Marques (‘administrator’) e Sónia Costa (‘director’).
Anabela DaCruz-Melo nasceu na Mealhada, Distrito de Aveiro, e dos 3 aos 13 anos viveu entre Moçambique e a Suazilândia. Tinha 15 anos quando a família emigrou para New Jersey, fixando-se à altura em Newark; após ter frequentado o Liceu East Side, no Ironbound, passou pela conceituada Boston Boston, em Boston, MA, onde, de 1981 a 1985, tirou ciências médicas. Resolve de seguida optar por Direito e obtém o curso pela Western New England College School of Law, também em Massachusetts, formando-se a nível superior em 1989.
Logo a seguir à universidade, faz o seu estágio no gabinete de um juiz no condado de Union, em New Jersey, onde resolve manter-se, juntando-se a uma firma de advogados durante 5 anos, até que em 1997 abre escritório de advocacia por conta própria em Elizabeth, NJ, que ainda mantém.
A sua contribuição a nível comunitário é dada através do PALCUS (Portuguese-American Leadership Council of the United States), onde ocupa o cargo de secretária na actual direcção.