Portuguese Instructive Social Club celebra 99º aniversário de forma virtual, com os olhos postos no centenário
O PISC – Portuguese Instructive Social Club de Elizabeth vai celebrar no próximo sábado o seu 99º aniversário, desta vez de forma virtual, devido à pandemia do Covid-19. O ano passado já foi mais ou menos assim, quando o início da pandemia que mudou o mundo ditou a realização do então 98º com a porta fechada e sem a tradicional gala.
Este ano a direcção de Fernando Albuquerque decidiu por uma celebração virtual que se vai realizar no sábado dia 20 de Março com início programado para as 7 horas da noite e os interessados podem seguir a transmissão na página de Facebook da organização.
O presidente do colectivo Fernando Albuquerque referiu ao LUSO – AMERICANO, “infelizmente não vamos poder realizar a tradicional gala, mas não podíamos deixar de organizar este evento e assinalar tão importante data, assim iremos passar em revista o que foi o ano de 2020 e também já algumas actividades de 2021, iremos também ter mensagens de vários dignitários como o mayor da cidade e responsáveis do clube, para além de outras figuras e convidamos todos os sócios e amigos a seguirem este aniversário que lamentavelmente vai ser celebrado de forma virtual, mas queremos referir que já estamos a planear uma serie de actividades que vão servir como rampa de lançamento para as celebrações do nosso centenário.
Breve história da colectividade.
– Em 1922 um grupo de portugueses residentes na cidade de Elizabeth lançou a ideia da fundação de um Clube que não só facilitasse a reunião e estreitasse a amizade dos portugueses então residentes na cidade, mas que também honrasse e dignificasse a colónia portuguesa nos Estados Unidos. Nasceu então o Clube Social Português.
– Em 10 de Março de 1922 foi nomeada uma direcção interina presidida situada em 131 Pine Street,
Elizabeth.
– No dia 6 de Outubro de 1925 o clube foi incorporado com a designação de Clube Social Português no Estado de New Jersey,
No dia 20 de Janeiro de 1935 foi criado o Grupo de Damas Auxiliares e em 7 de Dezembro do mesmo ano foi inaugurada a Escola 1º de Dezembro, actualmente com a designação de Escola Amadeu Correia.
– Em 14 de Março de 1937 foi realizada uma Assembleia Geral para a compra da sede e nomeada a comissão de angariação de fundos, que foi confirmada no dia 19 de Março.
– Em 28 de Abril de 1937 o clube foi reincorporado com a designação de Portuguese Instructive Social Clube no Estado de New Jersey, e ainda em 1937 foi comprada a 3ª sede em 131-135 na Third Street, em Elizabeth.
– A 7 de Maio de 1937 o sócio Américo Lage propôs a criação da Biblioteca, e em 1940 foi criada a Nova Mocidade.
– Em 1967 foi arrendada a 4ª sede, e em 1969 foi iniciada a construção da sede actual, na Route 1 & 9, a qual foi inaugurada no dia 7 de Fevereiro de 1970.
– Em 18 de Março de 1978 foi formado o Rancho Danças e Cantares de Portugal, e em 1986 foi reaberta a Biblioteca, tendo-lhe sido atribuído o nome de Biblioteca Rainha Santa Isabel.
– A 25 de Janeiro de 2008 foi inaugurado o Museu do PISC.
– A 27 de Janeiro de 2018 foi solenemente inaugurado o elevador do PISC, com José Carlos Brito na presidência. No mesmo ano foi repavimentado todo o parque de estacionamento, e pavimentado o espaço contíguo, cujo piso era até então constituído por terra batida.
– Em 2019 o Bar foi totalmente remodelado e criado o novo Espaço Social, o que foi solenemente inaugurado no dia 5 de Dezembro do mesmo ano, sob a presidência de Fernando Albuquerque.
– Em Março de 2020 a pandemia Coronavírus levou ao encerramento temporário da colectividade e ao cancelamento da celebração do seu 98º aniversário.
– No princípio deste ano Fernando Albuquerque foi reconduzido no cargo de presidente da direcção.
Nestes 99 anos de actividade do PISC Fernando Albuquerque é o seu 50º presidente, a colectividade
conta também com 7 Sócios Honorários, 9 ex-presidentes Beneméritos e 30 Sócios Beneméritos.
No domingo dia 21 de Março na Igreja Nossa Senhora de Fátima na cidade de Elizabeth pelo meio dia vai-se realizar a Missa Solene do aniversário do clube, onde serão como é tradição lembrados todos os associados e amigos do clube.
O presidente Fernando Albuquerque lembrou que esta é uma oportunidade de celebrar o aniversário, já que devido à pandemia não será possível organizar a tradicional gala, “não podemos organizar a gala , mas a celebração da Santa Missa será também uma forma de celebrarmos solenemente este aniversário, que decorre numa época difícil devido à pandemia, mas onde os valores do nosso clube estão sempre presentes e assim podemos também celebrar este dia lembrando aqueles que contribuíram para a nossa rica história”.