PREPARAÇÃO PARA O EURO 2024: Portugal goleia com Bruno Fernandes em ‘modo Euro’
Portugal começou ontem a preparação para o Euro2024 de futebol com uma goleada sobre a Suécia (5-2), mantendo-se 100% vitorioso sob o comando do seleccionador Robert Martínez, mais uma vez sob a ‘batuta’ de Bruno Fernandes.
Em Guimarães, mesmo num particular, o médio do Manchester United, que já tinha sido o melhor jogador da selecção nacional em toda a fase de apuramento, manteve a habitual intensidade e lançou a equipa lusa para nova vitória expressiva, mesmo com alguns dos habituais titulares ausentes, por opção, como por exemplo o capitão Cristiano Ronaldo.
A Suécia até entrou bem na partida do D. Afonso Henriques, que não recebia um jogo da selecção nacional desde 2018, mas Rafael Leão (24 minutos), Matheus Nunes (33), o próprio Bruno Fernandes (45), Bruma (57) e Gonçalo Ramos (61) acabaram por construir a goleada lusa.
Por seu lado, a Suécia, que estreou um novo seleccionador, o dinamarquês Jon Dahl Tomasson, ainda reduziu, primeiro por Viktor Gyokeres, avançado do Sporting, aos 58 minutos, e depois por Gustaf Nilsson, aos 90, mas mostrou a razão de estar ausente do próximo Europeu, já que, a nível defensivo, protagonizou uma exibição desastrosa.
Um ano depois, por lesão de Diogo Costa, o guarda-redes Rui Patrício, o mais internacional de sempre pelo seu país na posição, voltou a defender as redes nacionais, num grupo de regressos composto ainda por Matheus Nunes, que não actuava desde o Mundial2022, Nuno Mendes, que também não vestia a camisola das ‘quinas’ desde Março de 2023, e Pepe, que, aos 41 anos, foi capitão.
Destaque ainda para a estreia absoluta de Jota Silva, avançado do Vitória de Guimarães, a actuar a casa e que nunca tinha representado a selecção nacional, nem nas camadas jovens.
Após um minuto de silêncio (que passou a palmas) por causa do falecimento de António Pacheco, a Suécia encostou Portugal atrás nos primeiros minutos, não deixando a equipa de Martínez ter bola e criando mesmo um lance de perigo junto à baliza de Patrício.
Portugal só acordou a partir dos 15 minutos, com um excelente remate de Matheus Nunes, que deixou as luvas de Olsen a arder, numa jogo em que o médio do Manchester City aproveitou para se mostrar ao seleccionador nacional e tentar ganhar um lugar no lote de escolhidos para o Eu-ro2024.
A partida mudou radicalmente, a selecção nacional passou a ter o controlo, sempre com Bruno Fernandes a pautar o jogo luso e com Rafael Leão a ter várias arrancadas pela ala esquerda, acabando o jogador do AC Milan por inaugurar o marcador, aos 24 minutos.
Já dentro da área, Bernardo Silva acertou no poste e Leão soltou uma ‘bomba’ para as redes na recarga.