PRESIDENTE BIDEN RECEBEU EX-CONGRESSISTA LUSO-AMERICANO TONY COELHO NA CASA BRANCA

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Tony Coelho, 79, uma das figuras de maior proeminência e poder na Câmara dos Representantes nas décadas de 80 e 90, esteve a semana passada na Casa Branca a convite do presidente Joe Biden – que conhece bem.

A deslocação do ex-congressista democrata de origem portuguesa a Washington, DC aconteceu no âmbito de uma cerimónia oficial no 1600 da Pensilvânia Avenue onde o presidente norte-americano assinou uma proclamação para comemorar a passagem do 31.º aniversário da ‘Lei dos Americanos com Deficiências’ – de quem Coelho, que é epiléptico, foi o principal obreiro.

US President Joe Biden puts his arm around former US Representative Tony Coelho (R), Democrat of California, as they leave a ceremony commemorating the 31st anniversary of the Americans with Disabilities Act (ADA), in the Rose Garden of the White House in Washington, DC, July 26, 2021. (Photo by SAUL LOEB / AFP) (Photo by SAUL LOEB/AFP via Getty Images)

Ainda presentes estiveram a vice-presidente Kamala Harris, a líder da maioria no Congresso, Nancy Pelosi, o senador Patrick Leahy e o congressista Steny Hoyer.

A ‘Americans with Disabilities Act’ representou uma importante viragem no quotidiano de todos os que, na América, vivem com deficiências físicas ou mentais, tanto a nível de acesso ao mercado de trabalho, como de defesa de direitos fundamentais.

Tony Coelho é filho de Ignácio Coelho, Sr. (também conhecido por Otto), que faleceu aos 92 anos em Hilmar, CA. O pai do ex-congressista nasceu em Tulare, no seio de uma família luso-americana com 6 filhos. Os avós de Tony Coelho, Pedro e Pauline Coelho, emigraram da ilha Terceira, Açores, para a Califórnia. A mãe de Tony Coelho, Alice Branco, também era portuguesa.

O pai do congressista foi uma figura muito presente na vida portuguesa na Califórnia, tendo pertencido à Irmandade do Divino Espírito Santo de Dos Palos; Nossa Senhora do Rosário de Hilmar e Igreja Nossa Senhora de Fátima de Los Banos; Portuguese Fraternal Society of America, de que foi membro fundador e Casa dos Açores de Hilmar.

Anthony Lee Coelho (Tony Coelho) nasceu a 15 de Junho de 1942 em Los Banos, CA, onde cresceu trabalhando no negócio de lacticínios da familia. Aos 15 anos, um acidente com uma carrinha terá precipitado uma situação medica que levou à epilepsia – muito embora Coelho terá vivido anos sem saber que era portador da deficiência.

Em 1964 formou-se como aluno de quadro de honra pela Loyola University of Los Angeles; depois do assassinato do presidente JFK, Tony Coelho decidiu tornar-se padre e foi ao fazer um exame médico de acesso à vida religiosa que lhe foi diagnosticada a epilepsia. Não só lhe foi vedada a entrada para a vida de padre, devido à li canónica, como perdeu a carta de condução e o seguro de saúde.

Em Novembro de 1978, Tony Coelho é eleito congressista pelo partido democrat, posição que mantém até 1989. Em 1989 é nomeado presidente do influente Democratic Congressional Campaign Committee, tendo sido ainda ‘House Majority Whip’ – o que faz dele o luso-americano que mais alto chegou no Congresso.

Ao afastar-se da vida pública, Tony Coelho entrou no sector privado, mas também aceitou a nomeação do presidente Bill Clinton para a posição de ‘chairman’ do President’s Committee on Employment of People with Disabilities, cargo que manteve d 1994 a 2001. Foi igualmente comissário-geral dos EUA à Exposição Mundial de 1998 em Portugal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *