Presidente Biden recebeu João Lourenço, presidente de Angola

O presidente Joe Biden recebeu esta quinta-feira na Casa Branca, o presidente angolano, João Lourenço, ao assinalar 30 anos de relações diplomáticas entre os dois países e tendo em vista o debate da expansão do Corredor do Lobito, um megaprojecto ferroviário que vai unir o continente africano do Atlântico ao Índico, e que representa um investimento de mil milhões de dólares.

Karine Jean-Pierre, porta-voz da Presidência dos EUA, foi quem anunciou o encontro, revelando ainda que ambos os presidentes “vão discutir meios de aprofundar” a sua relação bilateral “com foco no comércio, investimentos, clima e energia” apara além do Corredor do Lobito.

O projecto de investimento foi aprovado na última cimeira do G7 realizada em Maio, em Hiroxima, no Japão. Numa 1.ª fase, contará com o apoio dos EUA, com um investimento inicial na expansão ferroviária, que se poderá tornar a principal infraestrutura de transporte que liga a República Democrática do Congo e a Zâmbia aos mercados globais através de Angola.

Foi escolhido entre 40 projectos de investimento europeus e norte-americanos, no valor global de mil milhões de dólares.