Presidente Biden visita esta semana Israel

Em visita estratégica em pleno panorama de guerra, Joe Biden é esperado em Telavive esta quarta-feira, dia 18 de Outubro. Este desvio é realizado para se encontrar com o primeiro-ministro israelita, Netanyahu, onde dará a oportunidade a Israel de dizer aos EUA o que precisa para defender o seu povo.

Biden espera “ouvir de Israel como vai conduzir as suas operações de forma a minimizar as baixas civis e permitir que a ajuda humanitária seja entregue aos civis em Gaza de uma forma que não beneficie o Hamas”, disse Blinken.

Israel e os Estados Unidos estão a discutir a possibilidade de criar zonas para ajudar a manter os civis fora de perigo.

Depois deste encontro, Biden seguirá para a Jordânia onde se encontrará com o Rei Abdullah II, Abdel Fattah al-Sissi (presidente egípcio) e o líder da autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas.

O Presidente “irá reiterar a nossa convicção de que o Hamas não representa a grande maioria do povo palestiniano, que também é vítima”, disse John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos.

Blinken afirmou que, após conversações com o primeiro-ministro israelita, Biden “reafirmará a solidariedade dos Estados Unidos para com Israel e o compromisso inabalável para com a sua segurança”. Para o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, “Israel tem o direito e o dever de defender o seu povo contra o Hamas e outros terroristas e de prevenir futuros ataques”.