PRESIDENTE DA UEFA: ‘O futebol português tem produzido enormes talentos’

O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, afirmou quarta-feira que o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) vai contribuir para o fortalecimento das relações entre aquele organismo europeu e as ligas domésticas.

Numa mensagem por videoconferência, na abertura da XII Cimeira de Presidentes, que decorre em Coimbra, o responsável do futebol europeu mostrou-se convicto de que Pedro Proença contribuirá “para o fortalecimento das relações e da cooperação entre a UEFA e as ligas domésticas em toda a Europa”.

Na mensagem, citada pela Liga de clubes, Aleksander Ceferin disse que a UEFA acolheu “com grande satisfação” a eleição de Pedro Proença como presidente da Associação de Ligas Europeias.

“O futebol português tem produzido enormes e fantásticos talentos ao longo dos anos, incluindo grandes líderes”, sublinhou.

O líder da UEFA apelou à união perante a recente decisão do Tribunal de Justiça Europeu sobre novas competições europeias de clubes e a ameaça da criação da denominada Superliga.

“Este momento representa uma excelente oportunidade para demonstrar àqueles que pretendem minar a pirâmide do futebol que todos neste fórum (UEFA, clubes e ligas) estão mais unidos do que nunca”, disse Aleksander Ceferin.

O dirigente europeu deixou a garantia de que a UEFA se preocupa com “todos os clubes, não apenas os da elite”, e também com os adeptos, jogadores, voluntários, ligas profissionais e futebol amador.

Para o presidente da UEFA, “em todos os níveis desta pirâmide, o mérito desportivo é fundamental e as ligas e taças domésticas devem ser a única via de acesso às competições europeias de clubes”.