PRIMEIRA BOMBEIRA LUSO-AMERICANA DE NEWARK TEM 27 ANOS E ORIGENS AVEIRENSES E SERRANAS

Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ

Tem 27 anos e nasceu em Newark, estado de New Jersey, a primeira bombeira de origem portuguesa ao serviço do Newark Fire Department. A jovem, que fez o liceu em Old Bridge, NJ, compõe a 51.ª turma de recrutas que sexta-feira, 10 de Maio, cumpriu com pompa e circunstância a sua cerimónia de graduação no imponente William Mobile Ashby Community Care Center, em Newark.

Martins irá agora pertencer às forças de protecção civil da cidade de Newark, que empregam cerca de 570 profissionais.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Brianna Martins, a primeira bombeira luso-americana ao serviço da cidade de Newark

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Brianna Martins com os pais, as irmãs e o noivo

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Na cerimónia de graduação, a que esteve presente o ‘mayor’ Ras J. Baraka, o director de Segurança Pública Fritz G. Fragé e o chefe dos Bombeiros Del Ortiz, a bombeira luso-americana teve um papel de destaque, tendo ido ao pódio apresentar a homenagem feita aos dois bombeiros de Newark que perderam a vida no verão de 2023 no exercício das suas funções – Augusto Acabou e Wayne Brooks

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Brianna Martins na cerimónia onde prestou juramento

Na cerimónia de graduação, a que esteve presente o ‘mayor’ Ras J. Baraka, o director de Segurança Pública Fritz G. Fragé e o chefe dos Bombeiros Del Ortiz, a bombeira luso-americana teve um papel de destaque, tendo ido ao pódio apresentar a homenagem feita aos dois bombeiros de Newark que perderam a vida no verão de 2023 no exercício das suas funções – Augusto Acabou e Wayne Brooks.

Brianna é filha do emigrante Frank Martins, natural de Sotelo, Albergaria-a-velha, distrito de Aveiro, e de Lisbeth Martins, que nasceu na Venezuela filha de emigrantes de Vila Nova de Tazém, município de Gouveia (Serra da Estrela). A bombeira nasceu em Newark, onde também reside e agora fará carreira e tem ainda duas irmãs.

“Como pai, queremos sempre o melhor para os nossos filhos e, por isso, estou muito contente que a Brianna tenha feito a escolha de carreira onde se sente feliz, a ajudar o próximo”, afirma o pai orgulhoso, Frank Martins, em declarações exclusivas ao jornal LUSO-AMERICANO.