Primeira edição de “Moby Dick”, que pertenceu a Jim Morrison está em exposição no Porto

Um exemplar da primeira edição de “Moby-Dick”, de Herman Melville, que pertenceu a Jim Morrison, vocalista dos Doors, estará em exibição no novo espaço da livraria Lello, no Porto, a partir desta semana.

O espaço Gemma foi inaugurado a 31 de Março, e destina-se àqueles que procuram um livro como objecto de investimento.

Em exposição estarão algumas das obras mais importantes do mundo. Esta colecção de livros raros, manuscritos, primeiras edições, livros de luxo e “livros-objecto” estarão, nalguns casos como é o do livro que pertenceu a Jim Morrison, disponíveis para exposição, e noutros para aquisição.

Primeira edição de “Moby-Dick”

Este primeiro exemplar do clássico de Herman Melville foi comprado pela Lello em 2019, por mais de 32 mil euros e, segundo a livraria, apresenta a encadernação original, marcada pelo tempo e pelo peso das estantes, mas encontra-se em bom estado de conservação.

Contém uma assinatura do proprietário anterior no frontispício, datada de 1890, e inclui uma caixa de couro personalizada pelo próprio Jim Morrison.

O exemplar foi encontrado no apartamento de Jim Morrison após a sua morte, ficou na posse de Pamela Courson, até à morte desta em 1974, e com a família de Courson desde então.

Além desta obra, estarão em exposição exemplares assinados das primeiras edições em francês e em inglês de “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry; uma primeira edição de “Pride and Prejudice”, de Jane Austen; um exemplar da primeira edição de “The Picture of Dorian Gray”, assinada por Oscar Wilde; e um raríssimo exemplar da primeira edição de “Harry Potter and The Philosopher’s Stone”.

Primeira edição de “Harry Potter and The Philosopher’s Stone”

O acesso ao espaço Gemma é feito por marcação prévia, através da internet, e sujeito a confirmação. O local funcionará de quarta a domingo, e quem o visitar terá acompanhamento personalizado.