PRODUÇÃO DE HOLLYWOOD RODOU CENA EM CHURRASQUEIRA PORTUGUESA DE NEW JERSEY

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O português Isidro Rodrigues passou a noite de quinta-feira antepassada a ver estrelas. Literalmente. Tudo porque a sua churrasqueira na Eastman Street de Cranford, em New Jersey – ‘Craven BBQ’ – serviu de cenário natural dia 24 de Fevereiro a uma cena do filme ‘Maybe I Do’, uma mega-produção da Paramount que está em fase avançada de filmagens.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fachada da ‘Craven BBQ’, em Cranford, New Jersey, do português Isidro Rodrigues

“Foi uma experiência surreal”, diz Isidro Rodrigues, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO. “É quase como ganhar a lotaria. Imagine-se a probabilidade de termos uma grande produção cinematográfica no nosso pequeno restaurante, com dois astros de Hollywood e uma equipa de 50 profissionais.”

De acordo com a revista backstage.com, uma autoridade em informação cinematográfica, as filmagens de ‘Maybe I Do’ vão prosseguir em New Jersey até dia 29 de Março; a longa-metragem conta no elenco com uma mão-cheia de monstros sagrados de Hollywood, incluindo Diane Keaton, William H. Macy, Richard Gere, Susan Sarandon, Emma Roberts e Luke Bracey.

Foto: ISIDRO RODRIGUES | O empresário de restauração Isidro Rodrigues com a actriz Diane Keaton na sua churrasqueira, no dia das filmagens de ‘Maybe I Do’

A cena gravada na churrasqueira portuguesa envolveu Diane Keaton, que tem 3 nomeações ao Óscar e ganhou mesmo um, em 1978, com ‘Annie Hall’, e William H. Macy, de longas como ‘Fargo’, ‘Magnolia’ e ‘Boogie Nights’; Rodrigues fechou o restaurante uma noite, à hora do jantar, para as filmagens. “A produção andava à procura de uma baixa acolhedora numa pequena localidade que tivesse um cinema”, conta o empresário de restauração. “E como os dois personagens, depois do cinema, iam a um restaurante jantar ‘fried chicken’, tive a sorte de estar precisamente aqui e de, no outro lado da rua, estar aquela pequena sala de cinema.”

Foto: ISIDRO RODRIGUES | O empresário de restauração Isidro Rodrigues com o actor William H. Macy na sua churrasqueira, no dia das filmagens de ‘Maybe I Do’

Quando primeiro foi contactado pela produção do filme, “não me apercebi da magnitude do projecto”, diz Rodrigues. “Mas pensei: fosse um projecto pequeno ou grande, de qualquer maneira seria boa publicidade para o meu restaurante. Depois vi os actores que estavam envolvidos e percebi que era uma produção de grandes proporções.”

Isidro Rodrigues só não aceitou que lhe mudassem o nome do restaurante, mas a produção da longa-metragem até cartazes com um menu fictício elaborou, com o nome ‘Craven BBQ’. “Então quando me perguntaram se queria ser figurante, vi logo que não era uma oportunidade para desperdiçar.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | “Foi uma experiência surreal”

Como figurante, Rodrigues pôde ver a cena ser gravada, conhecer os actores e até tirar fotografias com os dois astros e pedir autógrafos. “Foram ambos muito simpáticos e humildes, trocámos impressões nos intervalos das filmagens. Incrível o tempo e o dinheiro que se emprega para gravar uma cena de 3 minutos! Os actores começaram a gravar por volta das dez da noite e foram até à uma da madrugada”.

Isidro Rodrigues nasceu no Hospital de Saint James, em Newark, mas cresceu na vizinha cidade de Elizabeth. O pai, também, Isidro, é emigrante madeirense de Porto Moniz e a mãe, Filomena, já falecida, de Ponta Delgada (a da Madeira, avisa de imediato). Chegou a viver 5 anos no arquipélago português e, para além da churrasqueira em Cranford, tem ainda outra ‘Craven’ em Linden.