PROFISSIONAIS LUSOS DA POLÍCIA RECONHECIDOS POR ACTOS DE BRAVURA E CORAGEM

Por HENRIQUE MANO | Belleville, NJ

Decorreu terça-feira, 9 de Maio, o almoço anual do Two Hundred Club, uma organização sem fins lucrativos orientada para a ajuda aos profissionais de segurança pública e protecção civil e seus familiares. O evento reuniu as mais altas autoridades do sector, no estado de New Jersey, numa unidade de restauração em Belleville – entre elas o xerife Armando Fontoura, do condado de Essex, o responsável pelas operações do FBI em New Jersey, o chefe dos Bombeiros de Newark, Rufus Jackson, o NJ State Fire Marshal, Richard Mikutsky, o director de Segurança Pública de Newark, Fritz Fragé e vários outros.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O xerife Armando Fontoura com os profissionais da polícia reconhecidos

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O xerife Armando Fontoura com outras entidades presentes

Criado há 57 anos, o 200 Club propõe-se reconhecer publicamente o trabalho destes profissionais que, ao encontro do perigo, têm a coragem de o enfrentar em nome de todos nós.

“É importante reconhecermos o excelente trabalho que executam os nossos profissionais da polícia e protecção civil, pondo diariamente as suas vidas em risco”, nota o xerife Armando Fontoura, falando ao jornal LUSO-AMERICANO. “Nas academias da Polícia, lembramos sempre aos cadetes que há-de chegar a altura em que toda a gente fugirá de uma situação de perigo e que eles terão de fazer precisamente o inverso. Se acharem que não o poderão fazer, então procurem outra ocupação… A maioria das pessoas fica, sujeitando-se a pagar, por vezes, por essa decisão, o mais alto sacrifício”.

Fontoura sublinha o papel que o 200 Club desempenha na ajuda aos profissionais do ramo e seus familiares, nas áreas mais distintas – atribuição de bolsas de estudo, ajudas no pagamento de hipotecas e funerais, entre outros.

Entre os agentes homenageados este ano, constavam os seguintes luso-descendentes – todos afectos à Polícia de Newark e recipientes do ‘Public Safety Valor Award 2023’:

• SARGENTO DANIEL OLIVEIRA

Origins na Murtosa

Divisão: “Major Crime”

• DETECTIVE ANTHONY RESENDES

Origens em São Miguel, Açores

Divisão: “Major Crime”

• DETECTIVE MICHAEL DA SILVA

Origens na Terceira (Açores) e Porto

Divisão: “Major Crime”

• DETECTIVE JAMIE RIVERA

Origens lusas por via materna

Divisão: “Major Crime”