Programa piloto de auto-embarque de reconhecimento facial é lançado no aeroporto de Newark
Embarcar num avião pode ser uma experiência stressante, principalmente se o passageiro estiver a tentar encontrar o seu cartão de embarque e passaporte.
Um programa piloto lançado pela Autoridade Portuária, em parceria com a companhia aérea Lufthansa, está a tentar mudar isso no aeroporto de Newark.
A Autoridade Portuária está a ensaiar um programa piloto de reconhecimento biométrico de auto-embarque no Terminal B do Aeroporto Internacional Newark Liberty, no qual os passageiros passam por um novo processo que exige apenas que mostrem o rosto para embarcar no avião.
O programa piloto foi idealizado e está a ser administrado pela Capitania dos Portos, segundo a agência. Será testado até 31 de Agosto no Portão 62 do Terminal B antes de ser avaliado e potencialmente implementado numa escala mais ampla. Entrar no avião com biometria requer um item que os passageiros não podem perder: o rosto.
A tecnologia avançada permite um processo de embarque mais rápido e eficiente, melhorando a experiência do cliente para todos os viajantes.
A agência está a trabalhar com as empresas de tecnologia EASIER e Idemia, bem como com a Lufthansa, que integrou o e-gate no seu sistema de controle de embarque. Para substituir o processo de rotina, o sistema biométrico trabalha com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) para fazer referência cruzada de imagens, de acordo com a Autoridade Portuária.
A foto biométrica tirada antes do embarque deve coincidir com as imagens no banco de dados existente do CBP, que todos os portadores de passaporte já inseriram.