Programa-piloto para combater a pobreza

O combate à pobreza está na agenda da Câmara Municipal de Newark como uma prioridade, pois mais de um terço dos seus residentes vive abaixo da linha da pobreza.

Um dos instrumentos de combate a esta precariedade das famílias é o Programa-piloto de Rendimento Garantido, lançado em Maio deste ano, com a finalidade de prevenir a insegurança económica.
As candidaturas começam oficialmente hoje, 23 de Julho a partir das 8:30 da manhã e podem ser efectuadas através do site www.newarkequity.org.

O site será encerrado após receber 1.200 candidaturas, e as informações estarão disponíveis em Inglês, Espanhol, Português e Francês. O programa vai disponibilizar fundos em dinheiro, directo nas mãos dos indivíduos aprovados e não existem restrições ao modo como podem ser gastos e nem se exige nenhum requisito quanto ao trabalho. Para ser-se elegível, há que cumprir com os seguintes critérios:

Ser-se residente em Newark;

Ter no mínimo 18 anos de idade;

Ter um rendimento familiar de menos ou até 200% do limiar de pobreza federal.

O programa começa com um período experimental e de pesquisa durante 2 anos e a ideia é começar com um grupo de 30 residentes e expandir para 400 até o outono deste ano. A Universidade de Pennsylvania vai escolher de modo aleatório 400 indivíduos que irão receber $12.000 por um período de 2 anos, num sistema de pagamentos bi-semanais do valor de $250 ou o valor de $3000 4 vezes por ano. Um outro grupo de 400 pessoas irão ser esco- lhidas, mas não vão receber nenhum fundo, isso para se poder comparar os dois no final da pesquisa.

O programa-piloto vai atingir residentes que enfrentam insegurança a nível de residência, incluindo indocumentados, pessoas desabrigadas, ex-condenados e jovens fora do sistema de adopção.

A ideia é após os 2 anos usar esses dados para convencer o governo federal a expandir o programa.

MG