Projecto de construção de armazém aprovado para a zona leste da cidade de Newark
A zona industrial da cidade de Newark, especificamente a zona leste vai acolher a construção de um grande armazém. O edifício vai ficar localizado onde antes existia o Bayonne Barrel e o Drum company.
A Comissão de Planeamento de Newark aprovou na segunda-feira passada os planos finais para esta construção que vai abranger quatro lotes de terreno localizados entre os números 140-166 da Raymond Boulevard. O armazém terá aproximadamente 180.000 pés quadrados e ficará anexada às estradas 1 e 9 e o New Jersey Turnpike, fazendo fronteira com o Ironbound.
O espaço antes ocupado por estas duas companhias, foi abandonado em 1990 e tem estado activamente sob a protecção do Departamento de Protecção Ambiental do Estado de New Jersey, particularmente do Programa de Remediação de Espaços.
Todo o trabalho de limpeza e tratamento do espaço começou no início dos anos 2000, trabalho esse concluído com uma cobertura de solo e de água subterrânea, de acordo com os oficiais.
O local vai ser oficialmente ocupado pelo CenterPoint Raymond, LLC que vai também gerir mais este projecto, que depois de pronto vai estar disponível para aluguer.
Responsáveis da empresa referiram que o terreno consistia num espaço sem nenhum projecto e que apenas representava preocupações ambientais, com várias substâncias contaminantes presentes no local.
O armazém vai comportar espaços para escritórios, 43 docas de carregamento, espaços de trailer e um parque de estacionamento com capacidade para 94 viaturas.
O espaço não tem ainda um inquilino determinado, estando numa fase mais especulativa, à espera que alguém se interesse em alugar.
Na opinião dos profissionais da CenterPoint Raymond, LLC até o inquilino começar a operar no local, o impacto ambiental na área é desconhecido. Inclui potenciais impactos associados a problemas de poluição do ar, armazenamento de produtos perigosos e tóxicos, impacto do tráfico e desperdício e reciclagem de detritos.
Um dos profissionais, no entanto refere que os benefícios irão certamente e substancialmente ultrapassar o impacto negativo destes detritos.
Ainda referem que existe a possibilidade de o potencial inquilino desenvolver o comércio electrónico com serviços de distribuição e de entrega no estabelecimento. Estes serviços e infraestruturas são considerados hoje em dia essenciais devido à situação de pandemia da COVID-19 que se vive um pouco por toda a parte.
Não se pode deixar de referir igualmente a criação de novos empregos, bem como toda a dinamização económica que vai trazer a esta área da cidade.
Segundo um dos representantes da empresa, “É seguro afirmar que este projecto vai ser um edifício bonito e atractivo, construído num local muito proeminente”.
Durante a reunião de aprovação do projecto foi aberta a participação do público e após alguns testemunhos, a moção apresentada pela comissão recebeu o voto favorável de todos e o projecto foi assim aprovado em unanimidade pelos presentes