Prudential Financial termina contrato com 56 pessoas em nova onda de despedimentos

A gigante financeira Prudential vai despedir 56 trabalhadores da sua sede, localizada na cidade de Newark. O processo de layoff será separado em três etapas, que acontecerão a 21 de Junho, 30 de Setembro e 31 de Dezembro, segundo informações recentemente reveladas.

Esta é uma realidade que tem afectado muitos dos bancos mundiais e empresas ligadas à área financeira, que alegam razões como orçamentos mais apertados ou a incerteza económica futura. Parece que agora é a vez de New Jersey também ser afectado por este fenómeno.

A Prudential Financial tinha anunciado, ainda no inicio deste ano, o despedimento de 145 trabalhadores, que ainda se encontram em processo de desvinculamento com a empresa, até ao dia 30 de Setembro.

“A Prudential Financial revê regularmente a sua estrutura organizacional para garantir que atende às necessidades dos seus clientes e que mantêm uma posição competitiva no mercado”, disse um dos seus porta-voz. ”Isso inclui a eliminação periódica de certos cargos que não estão mais alinhados com a sua estratégia”, justificou. 

O seu CEO, Charles Lowrey, já tinha mencionado anteriormente, segundo a Bloomberg, que “complexidade nesnecessária torna-nos mais lentos e aumenta as nossas despesas de funcionamento”. Este completou a ideia explicando ainda que, por isso, “embarcá-mos num esforço compreensivo de simplificar o design da nossa organização, começando pela significante redução do número de líderes seniores”.

Segundo dados, só em 2024, as empresas de New Jersey despediram mais de 4,600 funcionários. Os layoffs incluíam 2,774 cortes realizados em 2023 e outros 1,847 anunciados nos primeiros três meses de 2024. 

Apesar destes acontecem numa altura em que a força de trabalho registou a primeira perda em seis meses, a taxa de desemprego estadual continua nos 4.8% desde Setembro de 2023.