PSD regional reivindica as medidas do Governo da República para São Jorge, Açores
O deputado social-democrata açoriano Paulo Silveira defende que o Governo da República tem que mostrar, na práctica, que está com São Jorge, ilha sob a influência de uma crise sismovulcânica, através da adopção de medidas.
Na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, o parlamentar lançou o desafio ao Governo da República, que tem estado atento e solidário, para dar um apoio efectivo aos jorgenses e aos açorianos, sendo quehá várias medidas que podem ser apresentadas. Paulo Silveira destacou o “êxodo populacional que normalmente acontece após estes eventos, associado à perda demográfica, que contínua em São Jorge e um pouco por todas as ilhas da região”.
O parlamentar considerou que este facto “é motivo para, efectivamente, se debater e criar soluções para atrair e fixar população nas ilhas e, particularmente, em São Jorge”. A líder do grupo parlamentar do CDS-PP/Açores, Catarina Cabeceiras, manifestou também preocupação com os “possíveis impactos que se possam sentir na economia local, em virtude das perdas já verificadas ao nível do turismo, no comércio e nas pequenas e médias empresas da ilha”.
“Com a pandemia, o aumento dos preços decorrentes da guerra e com a crise sismovulcânica, São Jorge sai grandemente afectado desta multiplicidade de crises que se sucedem a um ritmo frenético”, disse.
Na sequência das medidas de apoio anunciadas pelo Governo dos Açores, defendeu ser necessário “este contínuo acompanhamento por parte do Governo Regional, adequando as respostas às necessidades das empresas, à realidade”.
A deputada salvaguardou que “esta crise sismovulcânica ainda não terminou e, infelizmente, poderá durar mais algum tempo”.
O Governo dos Açores pondera implementar um “voucher” aos turistas que se desloquem a São Jorge, bem como uma especial promoção dos produtos Marca Açores com origem na ilha.