Putin versus Ocidente – Fracasso das Sanções
O Presidente da Rússia afirmou que a política de sanções do ocidente devido à invasão da Ucrânia fracassou, já que a economia russa “está a estabilizar”, enquanto o nível de vida dos europeus está “a descer”.
O objectivo do ocidente era “minar rapidamente a situação financeira e económica do nosso país, causar pânico nos mercados e o colapso do sistema bancário, além de uma enorme escassez de productos nas lojas”, afirmou Vladimir Putin, durante uma reunião com membros do Governo sobre a situação económica do país.
Putin assegurou, no entanto, que “já se pode dizer, com confiança, que essa política relativa à Rússia falhou, que a estratégia de guerra-relâmpago económica falhou”. Segundo garantiu, as sanções tiveram impacto nos próprios países que as promoveram, em termos de “aumento da inflação e de desemprego, de deterioração da dinâmica económica nos Estados Unidos e nos países europeus, de descida do nível de vida dos europeus e de desvalorização das suas economias”.
“A Rússia resistiu a essa pressão sem precedentes. A situação está a estabilizar, a taxa de câmbio do rublo voltou aos níveis da primeira quinzena de Fevereiro e é sustentada por uma balança de pagamentos objectivamente forte”, disse Putin.
No primeiro trimestre, adiantou, o excedente da conta corrente do balanço de pagamentos ultrapassou os 58 mil milhões de dólares (53,7 mil milhões de euros), o que constitui “um recorde histórico”. Desde que a Rússia lançou a campanha militar na Ucrânia, o rublo caiu quase 30% em relação ao dólar e ao euro, uma queda que já não acontecia desde pelo menos 1993 e 1994.