Qualidade da água do reservatório Pequannock em Newark, apresentou níveis altos de nebulosidade e deficiências na desinfecção, com níveis superiores aos estipulados pela EPA

Em finais do passado mês de Setembro a água voltou a ser uma preocupação para as autoridades municipais de Newark, quando os níveis de turvação e nebulosidade da água do reservatório de Pequannock atingiram valores considerados impróprios para água potável. A situação foi ultrapassada, segundo a informação veiculada pelas autoridades da cidade.

O que aconteceu?

O sistema de verificação de nebulosidade e turvação da água não estava dentro dos conformes estipulados pela processo de filtragem que não deve exceder  o padrão de 1 NTU ou unidade de turvação.

No dia 25 de Setembro os níveis de nebulosidade  na estação de tratamento aumentou rapidamente devido a uma falha do equipamento de uma válvula que introduziu o coagulante químico na estação de tratamento. Devido a esta situação, a nebulosidade CFE excedeu 1 unidades de turvação num total de 5 amostras de água recolhidas na estação de tratamento de água Pequannock. Devido a essa situação a possibilidade de a água conter organismos causadores de doenças é maior.

Para garantir a desinfecção adequada, a água na estação de tratamento deve estar em contacto com cloro suficiente ou um desinfectante semelhante por um período mínimo de tempo para matar a possível  patogenia. Para remover todos as patogenias da água potável, a água precisa de se  misturar com o cloro por um período necessário e depende de factores como a quantidade de desinfectante na água, o pH e a temperatura da água. Nos dias 20, 25 e 26 de Setembro esses níveis não foram verificados.

Poderá esta situação ter algum relacionamento com a Covid-19?

A Organização Mundial da Saúde declarou que “a presença do vírus COVlD-19 não foi detectada em fontes de água potável e, com base nas evidências actuais, o risco para as fontes de água é muito baixo ou praticamente nulo.

O que fazer?

Nada deve ser feito, não há necessidade de ferver a água ou realizar qualquer outra acção, não são necessários testes adicionais e nenhum dos  testes mostrou organismos causadores de doenças na água potável.

Se porventura tem um sistema imunológico gravemente comprometido, tem um recém-nascido, está grávida ou é idoso, pode estar sob maior risco e deve consultar o seu médico sobre como beber esta água. Directrizes gerais sobre as formas de diminuir o risco de infecção por micróbios estão disponíveis na linha directa de água potável  da EPA em 1-800-426-4791.

O que isto significa?

No momento, isso não representa uma situação de emergência. Testes realizados no mesmo período não indicaram a presença de bactérias na água.

A nebulosidade não tem efeitos na saúde. No entanto, a nebulosidade pode interferir na desinfecção e fornecer um meio para o crescimento microbiano. A turvação pode indicar a presença de organismos causadores de doenças e a água tratada de forma inadequada pode conter organismos causadores de doenças. Esses organismos incluem bactérias, vírus e parasitas que podem causar sintomas como náuseas, cólicas, diarreia e dores de cabeça associadas.

Esses sintomas não são causados apenas por organismos na água potável. Se você sentir algum desses sintomas e eles persistirem, consulte um médico.

O que foi feito?

A válvula causadora da situação foi reparada imediatamente e foram adicionados compostos químicos para reduzir a nebulosidade nos níveis da água. Testes adicionais mostraram que não foram detectadas bactérias adicionais.

Os níveis de nebulosidade e cloro voltaram aos intervalos normais nos dias seguintes  foram mantidos os requisitos de desinfecção. Novamente, não há indicações sobre a possibilidade da presença do vírus da  COVID-19 no abastecimento de água potável.