QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDIAL 2022: Ronaldo ‘salva’ um Portugal muito aquém

Uma exibição aquém protagonizada por Portugal, num jogo de qualificação para o Mundial-2022 de futebol, frente à República da Irlanda (2-1), foi ‘salva’ por Cristiano Ronaldo, que ‘bi-sou’ e isolou-se como melhor marcador mundial por selecções.

No Estádio Algarve, em Faro, o jogador dos ingleses do Manchester United desperdiçou uma grande penalidade no primeiro tempo, mas foi a tempo de redimir-se já na recta final do encontro, ao marcar de cabeça, por duas vezes, aos 89 e 90+6 minutos. 

O defesa John Egan, que se estreou a marcar pela Irlanda, fez o golo inaugural, aos 45 minutos.

Cristiano Ronaldo partilhava, até quarta-feira, a marca de 109 tentos com o iraniano Ali Daei.

Esta vitória permite a Portugal destacar-se na liderança da ‘poule’, com 10 pontos, mais três do que a Sérvia, que ainda vai jogar, enquanto o Luxemburgo venceu o Azerbaijão por 2-1 e é terceiro, com seis, seguindo-se irlandeses e azeris, sem qualquer ponto somado.

Dois meses após o último jogo, que ditou a eliminação do Euro2020, aos ‘pés’ da Bélgica, nos oitavos de final, o médio João Palhinha parece ter convencido de vez o seleccionador luso, Fernando Santos, que apostou no médio do Sporting pela segunda vez consecutiva a titular, em detrimento de Danilo Pereira, Rúben Neves ou William, que nem foi chamado para esta ‘janela’ internacional.

Mais surpreendente foi a inclusão de Rafa, do Benfica, no ‘onze’, opção que obrigou Bernardo Silva a jogar numa posição mais central no terreno, mas que não é nova para o extremo dos ingleses do Manchester City, já que, ultimamente, tem desempenhado funções mais interiores.

De resto, as outras opções foram as esperadas, com Rui Patrício, João Cancelo, Ruben Dias, Pepe, Raphaël Guerreiro, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Diogo Jota e o capitão Cristiano Ronaldo.

Os lusos vão defrontar amanhã o Qatar, num particular marcado para Debrecen, na Hungria, retomando a qualificação na terça-feira, com o Azerbaijão, em Baku, em jogo da quinta jornada.