QUARTETO MILIONÁRIO: City dominou mercado de transferências
O tetracampeão inglês Manchester City, com mais de 200 milhões de euros (ME) investidos, dominou a janela de transferências de futebolistas de inverno, activa nos principais campeonatos europeus entre 1 de Janeiro e a segunda-feira passada.
O avançado egípcio Omar Marmoush (ex-Eintracht Frankfurt, 75 ME) e o médio espanhol Nico González (ex-FC Porto, 60 ME) representaram os maiores gastos dos ‘citizens’, que recrutaram ainda dois defesas centrais, o uzbeque Ab-dukodir Khusanov (ex-Lens, 40 ME) e o brasileiro Vitor Reis ao Palmeiras, orientado pelo português Abel Ferreira, por 37 ME.
Juma Bah, adquirido ao Valladolid por seis ME e imediatamente cedido ao Lens, também contribuiu para os 158 ME despendidos pelo Manchester City, que nunca tinha chegado aos três dígitos de despesa numa janela de inverno e procurou soluções para melhorar a actual quinta posição na Premier League, a distantes 15 pontos do líder isolado Liverpool.
Bem menos ativo esteve o rival citadino Manchester United, que recrutou apenas Patrick Dorgu (ex-Lecce, 30 ME) e Ayden Heaven (ex-Arsenal) no primeiro mercado sob alçada técnica de Ruben Amorim, emprestando Antony (Betis) e Marcus Rash-ford (Aston Villa).
Os ‘villans’ acolheram também Donyell Malen (ex-Borussia Dortmund, 25 ME), Andrés García (ex-Levante, sete ME) e o cedido Marco Asensio (ex-Paris Saint-Germain), mas viram sair o ponta de lança colombiano Jhon Durán rumo aos sauditas do Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, por 77 ME, na transferência mais avultada a nível mundial em 2025.