RALI DA CROÁCIA: Erros de Evans e Neuville deram vitória a Ogier

O francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) venceu, domingo, o Rali da Croácia, quarta prova do mundial (WRC), ao aproveitar da melhor forma os erros cometidos pelo belga Thierry Neuville (Hyundai i20) e o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris).

Ogier concluiu as 20 especiais com o tempo de 2:24.23,6 horas, deixando na segunda posição Elfyn Evans, a 9,7 segundos, com Neuville em terceiro, a 45,8.

Esta foi a 59.ª vitória de Ogier no Mundial de Ralis e o 100.º pódio da carreira do francês.

O triunfo do oito vezes campeão mundial parecia tudo menos provável ao início da manhã de domingo, pois o piloto gaulês partia na terceira posição, com um atraso de 11,6 segundos para Neuville, que liderava.

A distância manteve-se após a primeira especial do dia, mas, na segunda, aconteceu o ‘golpe de teatro’ que baralhou as contas da prova croata.

Numa zona mais estreita, Elfyn Evans bateu no morro que ladeava a estrada e fez um pião, perdendo segundos preciosos na luta pela vitória.

Logo a seguir, foi a vez de Neuville cometer erro idêntico, ao deixar o carro passar por uma zona de relva ao lado do asfalto e escorregar para fora de estrada, perdendo ainda mais tempo e até a asa traseira do seu Hyundai.

O comando ficou, assim, entregue a Ogier, que não desperdiçou a oferta. 

Neuville, que ficou a 10,2, nunca mais conseguiu atacar os primeiros lugares devido aos danos no seu carro.

O Rali de Portugal é a ronda seguinte, de 9 a 12 de Maio.