RANCHO FOLCLÓRICO ‘BELEZA DO MINHO’ LEVA DONATIVO ALIMENTAR (E SOLIDARIEDADE) A HOSPITAL EM WESTCHESTER

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Foi ao som do folclore nacional que a People Helping People NY, uma organização sem fins lucrativos criada pelo português Jay Sampaio, de Tarrytown, entregou um donativo alimentar ao St. John’s Riverside Hospital, na cidade de Yonkers.

Para a entrega da comida, confeccionada pelo restaurante ‘Doca’s’, em Ossining, do empresário Abel Pinto, aquela organização de intervenção social contou com o apoio de vários elementos adultos do Rancho Folclórico Cultural ‘Beleza do Minho’, de Westchester.

Depois da entrega de uma centena de refeições saídas da cozinha do ‘Doca’s’, cerca de uma dezena de elementos do rancho (todos de máscara e tentando manter o distanciamento social que se pede nestes tempos de pandemia) interpretou cerca de três números de folclore no parque de estacionamento daquela unidade hospitalar.

“Uma experiência inesquecível”, é como um porta-voz do ‘Beleza do Minho’ descreve a participação do rancho em mais uma iniciativa da People Helping People NY.

À concertina, estiveram Emanuel Barros e Marco Ribeiro.

Alguns profissionais de saúde de origem portuguesa ao serviço do St. John’s Riverside Hospital também se juntaram a um dos números de dança, dando mostras de que o gesto solidário era bem-vindo.

O ‘St. John’s Riverside Hospital’ foi o primeiro hospital construído no condado de Westchester e remonta ao ano de 1869; tem agregado a Cochran School of Nursing, que surgiu anos depois, e ainda uma outra unidade, mercê da junção com o Yonkers General Hospital, em 2001.

O St. John’s tem capacidade para 407 camas e emprega 300 médicos.

Westchester registou o primeiro epicentro de COVID-19 na Costa Leste, mais precisamente em New Rochelle; o condado tem agora mais de 30 mil casos confirmados e 1116 fatalidades. Yonkers e hoje a municipalidade em Westchester com o mais elevado número de casos – para lá de 1250.