Ras Baraka anunciou plano que visa acabar com moradia de rua “crónica” na maior cidade de NJ
O “mayor” Ras J. Baraka juntou-se à governadora interina Sheila Oliver, a deputada estadual Eliana Pintor Marin, o presidente dos comissários do Condado de Essex Wayne L. Richardson, o comissário da Comissão Municipal dos Moradores de Rua Czar Luís Ulério, o CEO e presidente do Newark Alliance Evan Weiss, membros do Conselho Municipal e activistas locais, e anunciou o plano estratégico: O Caminho de Casa: Colaborando com a nossa comunidade (The Path Home. Collaborating with our community, em inglês). O encontro ocorreu no prédio sede do YMCA, na 600 Broad St., na região central da maior cidade de New Jersey. A reunião ocorreu em 2 de Dezembro, poucos dias antes das celebrações de final de ano.
O plano amplo envolve mais de 100 parceiros públicos e privados, incluindo residentes. Ele busca formar uma atender as necessidades dos moradores de rua, como moradia temporária e permanente, cuidados médicos e psicológicos, além de serviços de apoio social. O projecto visa combater o problema da moradia de rua crónica em Newark durante os próximos 3 anos, através da colaboração, prevenção e habitação, eliminando as barreiras sistêmicas na entrega dos serviços sociais durante circunstâncias difíceis.
“A minha administração continua a investir em soluções, incluindo a inauguração da histórica Newark Hope Village, um programa inovador que converte contentores (containers) para abrigar pessoas que estão em risco social ou não possuem endereço”, disse Baraka.
Em Janeiro de 2022, haviam 1,914 pessoas sem endereço fixo no Condado de Essex, entre eles 1,695 em Newark, e 134 não tinham onde morar.
“A administração Murphy (governador) apoia os esforços de Newark no combate à falta de moradia crónica”, concluiu Oliver.