Ras Baraka ao LUSO-AMERICANO: “Participação no Census 2020, é fundamental para Newark e New Jersey”

Ras Baraka , presidente da câmara da cidade de Newark referiu em exclusivo ao LUSO-AMERICA- NO que a participação no CENSUS 2020 é fundamental para a cidade de Newark e para o estado de New Jersey. O recenseamento pode ser feito até ao dia 30 de Setembro de múltiplas maneiras e Baraka afirmou que todos os residentes independentemente da sua situação legal nos Estados Unidos devem completar o mesmo.

“New Jersey já perdeu um lugar no congresso e isso não deveria ter acontecido. Neste momento , e tendo em atenção o recenseamento feito pelas pessoas directamente, sem contar o feito porta a porta ou através de eventos, estamos a 49%. Esse número é uma estimativa, felizmente estamos em melhor posição , mas precisamos de estar melhor, precisamos que todos preencham esse formulá- rio, pois através deles podemos conseguir melhores e mais ajudas financeiras para a cidade, para o estado. De facto é através do censo e dos dados ai recolhidos que conseguimos fundos para áreas importantes como os almoços e pequenos almoços nas escolas da cidade, fundos para a chamada secção 8, fundos para os sem-abrigo, fundos para transportes e obras públicas e benefícios como o SNAP por exemplo, por isso mesmo é fundamental que todos os residentes completem esse processo”.

Baraka afirmou depois, “ precisamos que todos façam esse recenseamento, ninguém pode usar essa informação contra si. Se está ilegal, não tenha medo pois essa informação não pode ser usada contra si. De facto, quando preenchemos o Censo estamos a trabalhar para obter mais benefícios para nós próprios”.

Baraka falou também sobre o recenseamento eleitoral e a necessidade de todos os cidadãos exercerem o seu direito de voto, ‘ vivemos momentos muito especiais e estas eleições são para mim das mais importantes dos últimos anos, por isso faço um apelo para que todos os cidadãos votem e aqueles que ainda não estão recenseados que o façam até ao dia 13 de Outubro, de modo a que possam exercer esse direito, que é também uma obrigação no dia 3 de Novembro”.

Sobre a questão da água e a substituição das linhas (canalizações) devido à problemática do chumbo, o responsável máximo da cidade de Newark, afirmou, “esperamos ter todas as linhas de canalização substituídas até ao começo da primavera do próximo ano. Estou muito orgulhoso do trabalho que estamos a realizar , até ao momento já substituímos cerca de 15 mil linhas , e lembro que estamos a ser mais eficientes do que qualquer outra cidade nos Estados Unidos. A água é um bem fundamental e não podemos colocar em risco a saúde dos nossos residentes, bem como dos residentes de outras cidades”.

Para mais pormenores, ASSINE a edição online