RECEPÇÃO DE BOAS-VINDAS À NOVA CÔNSUL-GERAL DE PORTUGAL EM NOVA IORQUE
Por HENRIQUE MANO | News Editor
A NYPALC (New York Portuguese-American Leadership Conference), em parceria com o Clube Português de Mount Vernon, no condado de Westchester, levou a cabo uma recepção de boas-vindas a Luísa Pais Lowe, a recém-nomeada Cônsul-Geral de Portugal em Nova Iorque. O evento decorreu no salão nobre da colectividade, com o simbolismo de ter a sua sede na ‘Travessa de Portugal’ (‘Portugal Place’) – a única placa de rua oficial permanente com o nome de Portugal no estado de Nova Iorque.
Para além da presidente da NYPALC, Rosa Leal, e do presidente emérito Tony Castro, foi ainda anfitriã a presidente do P.A.C. de Mt. Vernon, Elizabeth Ferreira, que teve a organização da iniciativa a seu cargo – contando para tal com a colaboração de uma mão-cheia de voluntários, que confeccionaram a refeição.
Abrilhantariam o evento a presidente da Câmara de Mt. Vernon, Shawyn Patterson-Howard, o ‘comptroller’ Dr. Darren M. Morton e a nova Miss Connecticut USA 2022, Cynthia Moura Dias (o Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque tem a jurisdição do vizinho ‘Estado Constituição’).
Marcariam ainda presença inúmeros representantes das diversas organizações do estado de Nova Iorque, nomeadamente – para além do já citado P.A.C.: Portuguese-American Center of Suffolk (Farmingville), Long Island Portuguese-American Club (LIPAC), Portuguese Heritage Society (Mineola), Long Island Portuguese Lions Club, Academia do Bacalhau de Long Island, Rancho Folclórico ‘Sonhos e Juventude de Portugal’ (Mineola), ‘Daughters of Portugal’ (Mineola), Associação ‘Girassol’ (Mineola), Luso-American Social Club (Brooklyn), Portuguese-American Club (New Rochelle), Centro Português de Ossining, Portuguese-American Cultural Center (Tarrytown) e Portuguese-American Community Center (Spring Valley).
Depois de apresentada por Tony Castro, a Cônsul-Geral Luísa Pais Lowe dirigiu-se aos presentes, sublinhando as dificuldades que enfrenta ainda o Consulado-Geral – nomeadamente no tocante à falta de pessoal, mas realçando a sua determinação em identificar os problemas mais prementes e procurar soluções para os mesmos.