Recolher obrigatório: Newark recua em dia que medida entraria oficialmente em vigor

A controversa nova regra de recolher obrigatório para jovens, que estava prevista entrar em vigor na passada sexta-feira (dia 12), foi temporariamente adiada.

O escritório do ‘mayor’ anunciou que esta estava cancelada, por enquanto, e funcionários disseram que se irão reunir semana vem, de forma a compreender qual o melhor plano para manter os jovens e as suas famílias em segurança este verão.

“Esta portaria foi promulgada na cidade de Newark há décadas e tem sido lançada anualmente desde a sua criação”, disse Ras Baraka. “Estamos mais uma vez a aplicar algo que já existe e a realizar uma conferência de imprensa para explicar detalhes desta medida de segurança para jovens, e outros programas para garantir a segurança e o aproveitamento do verão”, explicou o mesmo na altura.

No início da semana passada, o ‘mayor’ e o director de segurança pública, Fritz Fragé, anunciaram que iria entrar em vigor uma medida de recolher obrigatório para todas as crianças/jovens até aos 17 anos, intitulada de Juvenile Safety Initiative.

Entre as suas especificações, para além das idades a quem se aplicaria, consta que os jovens não se poderiam encontrar a mais de 100 metros da sua residência, entre as 11:00PM e as 5:30AM do dia seguinte.

Existiam algumas excepções estipuladas, assim como penalizações para aqueles que fossem contra ela.

Entre estas estavam advertência verbal e ao acompanhamento do jovem até à sua residência, acompanhamento pelo Violence Prevention and Trauma Recovery, e, nos casos mais extremos, seria feita queixa dos pais ao Children and Family Services.

Ainda não foi esclarecido o porquê desta medida ter sido cancelada.