RECUPERADA DE COVID-19, CABELEIREIRA PORTUGUESA EM NOVA IORQUE QUER DOAR PLASMA E SALVAR VIDAS…
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
Uma semana depois de ter encerrado o seu salão de beleza na cidade nova-iorquina de Yonkers, em Westchester, Cristina Marques descobriu que estava infectada com o coronavírus.
“Fiz o teste através do meu médico mais por precaução, porque vivo com a minha mãe que é idosa”, conta a profissional do ramo da beleza, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO. “Não tinha sequer os sintomas clássicos da doença, como febre e tosse, mas depois disso perdi os sentidos do sabor e do cheiro.”
Marques, proprietária desde 1999 de um popular cabeleireiro na Central Avenue, o ‘Contempo Hair design’, onde gera 8 postos de trabalho, passou o período de recuperação em casa e nunca foi hospitalizada. “Foram duas semanas de recuperação e agora estou pronta a doar o meu plasma para ajudar quem ainda está infectado e a lutar contra a doença”, afirma.
❝FIZ O TESTE ATRAVÉS DO MEU MÉDICO MAIS POR PRECAUÇÃO, PORQUE VIVO COM A MINHA MÃE QUE É IDOSA❞
➔Cristina Marques, cabeleireira
proprietária do ‘Contempo Hair Design’
Para a cabeleireira, que nasceu em Cantanhede e vive na América desde a década de 80, “o mais difícil durante a recuperação foi estar constantemente preocupada em não passar o vírus à minha família. É uma ansiedade muito grande, sobretudo porque fui diagnosticada durante o pico da pandemia, quando as notícias eram todas más. Estava sempre à espera do pior, mentalmente é um grande desgaste. Nunca se está preparado para nada como isto, não sabemos como actuar, foi muito assustador.”
❝ESTAVA SEMPRE À ESPERA DO PIOR, MENTALMENTE É UM GRANDE DESGASTE. NUNCA SE ESTÁ PREPARADO PARA NADA COMO ISTO ❞
➔Cristina Marques, cabeleireira
proprietária do ‘Contempo Hair Design’
Como profissional no sector da manutenção de beleza, Cristina Marques é a prova de como as cabeleireiras estão num ramo de risco elevado pela proximidade física com o cliente.
Dadora de sangue desde há 4 anos no New York Blood Center de Dobbs Ferry, em Westchester (“e também já doei medula óssea”), Marques está disposta agora a fazê-lo com o seu plasma para salvar vidas. “Devo confessar que não está a ser fácil, por causa do processo burocrático por que se passa”, explica. “Vemos apelos na TV para as pessoas recuperadas darem plasma, mas estou à espera de uma resposta há mais de uma semana.”
Enquanto está de quarentena e espera ordens do estado de Nova Iorque para reabrir o salão, Cristina Marques aproveitou para tirar um curso de técnicas de esterilização online. “Foi muito útil e aconselho todas as pessoas neste ramo de actividade a fazê-lo”, diz. “Os salões de beleza nunca mais vão ser os mesmos.”
❝APROVEITEM A QUARENTENA PARA SE ACTUALIZAREM NAS VOSSAS ÁREAS DE ACTIVIDADE, TIREM CURSOS ONLINE, MELHOREM❞
➔Cristina Marques, cabeleireira
proprietária do ‘Contempo Hair Design’
A professional adianta que, quando reabrirem, os cabeleireiros terão de alterar o seu modus operandi. “Vamos levar muito mais tempo, por exemplo, a atender uma cliente porque vamos ter de desinfectar a área por onde ela passar antes de recebermos a próxima. Vou exigir que usem máscaras e o tempo de socialização dentro do salão também terá de acabar. Tinha clientes que chegavam a aparecer muito antes da hora marcada para um bom dedo de conversa.”
Para quem está em casa e tem de se preocupar com a aparência, por razões profissionais ou outras de força maior, Cristina Marques lança o repto: “Consultem um profissional por telefone ou online. Não façam nada em casa de que possam vir mais tarde a arrepender-se.”
A cabeleireira nota que, no sector feminino, uma das grandes preocupações durante a quarentena é a raiz do cabelo. “Para algumas clientes, cheguei a fazer um kit de beleza para levarem para casa com instruções de como usar.”
A imigrante de Cantanhede, que durante 5 anos foi presidente do Portuguese-American Community Center (PACC), lembra a todas as pessoas em quarentena “que se pode aproveitar de forma muito útil o tempo em que se está em casa. Actualizem-se nas vossas áreas de actividade, tirem cursos online, melhorem.”
Muito embora não vá a casa de clientes, Cristina Marques está disponível para consultas telefónicas sobre questões de beleza através do (914) 774-3046.