REDUÇÃO DE 13.7 MILHÕES DE SACOS DE PAPEL E 688 MILHÕES DE SACOS PLÁSTICOS MENSAIS Autoridades avaliam proibição de sacos plásticos no Estado Jardim

Um ano após New Jersey ter adotado a política agressiva de banir as sacos plásticos de uso único em lojas, o “New Jersey Clean Communities Council” (NJCCC) constatou que a legislação tem obtido mais sucesso que o planejado.

“Nós estamos muito satisfeitos em testemunhar os resultados impressionantes da proibição das sacolas (plásticas). Nós não vemos mais mil milhões de sacas de uso único poluindo as nossas vias aquáticas, estacionamentos e sistema de esgoto”, disse Linda Doherty, chefe do NJCCC.

Com cerca de 2 mil mercearias no Estado Jardim, calcula-se que a lei ajudou a eliminar 13.7 milhões de sacos de papel e 688 milhões de sacas plásticas por mês em lojas de alimentos. Isso equivale a New Jersey ter evitado que 8.4 mil milhões de sacas todos os anos parassem em depósitos de lixo ou poluíssem o meio-ambiente. A lei também ajudou na parceria do NJCCC com o Departamento Estadual de Proteção do Meio-Ambiente (NJDEP).

“Enquanto refletimos sobre o aniversário de um ano da lei, estamos surpresos com o efeito acumulativo, assim como o apoio público enorme em todo o estado de indivíduos que reconhecem o sucesso em benefício ao meio-ambiente, depois que os consumidores mudaram o hábito e usaram sacos reutilizáveis”, comentou Joann Gemenden, directora executiva do NJCCC.

. O uso de sacos reutilizáveis:

Ela ressaltou que tornou-se natural para os consumidores em New Jersey utilizarem sacos reutilizáveis em lojas, evidente para qualquer pessoa que observar o estacionamento de um supermercado. Além disso, a lei ajudou a reforçar o relacionamento entre o NJCCC, NJDEP, Conselho de Alimentos de New Jersey (NJFC) e o Conselho de Acção Empresarial de New Jersey (NJBAC). Juntos, essa parceria pública/privada desenvolveu a campanha estadual de consciencialização, “Litter Free NJ) (New Jersey livre do lixo, em tradução livre), a qual dedica-se em informar sobre a lei e como cumpri-la. Informações: www.LitterFreeNJ.com