NEW JERSEY | Referendo legalizou a marijuana
O governador de New Jersey, Phil Murphy, disse terça-feira estar “altamen- te confiante” de que os eleitores iriam dar luz verde a um projecto de lei que legaliza a marijuana no Estado Jardim.
E não se enganou. No referendo incluído nos boletins de voto no passado dia 3 a maioria dos votantes aceitou a marijuana em New Jersey.
Em entrevista à estação de rádio Hot 97, Murphy disse que a medida – que permite que pessoas com mais de 21 anos consumam marijuana para efeitos recreativos irá desentupir o sistema de justiça criminal do Estado, reduzindo pequenos crimes relacionados com drogas.
“Estou altamente confiante de que ao alcançar este grande marco, e é um passo para, finalmente, a justiça social”, disse Murphy à estação.
“Quando entrei em funções, a maior lacuna branca/não-branca de pessoas encarceradas na América e a razão esmagadora foram os crimes de droga de baixa gama. Vamos finalmente lutar com isto até ao limite. Demorou mais do que queria, mas acabou por ser uma realidade.
O referendo constitucional amplamente popular também permite o cultivo, o processamento e a venda a retalho da droga.
Os legisladores terão de aprovar uma lei para regular o mercado da marijuana em New Jersey.
“Um dos princípios que tivemos desde o primeiro dia foi, não se pode fazer algo que não está disposto a fazer retroactivamente. Ainda tem de haver aquilo a que chamam legislação
de habilitação, por isso, isso ainda está a ser cozi- nhado para sabermos os moldes em que a operação irá funcionar,” afirmou.
A lei aprovada em New Jersey no referendo de 3ª feira permite a New Jersey tornar-se-ia no 12º estado a legalizar a marijuana, que provavelmente estará sujeita a um imposto de 6.625 por cento sobre as vendas.
No mês passado, dois terços dos eleitores apoiaram a proposta de lei numa sondagem da Universidade Fairleigh Dickinson no mês passado.