Regiões
St. Dominic em Cascais – Escola Internacional
A escola internacional St. Dominic, em Cascais, vai estar à distância de um clique para alunos ucranianos que estejam afastados da escola por causa da guerra, através de um programa de aulas “online”.
Depois de a pandemia da covid-19 ter obrigado ao encerramento de escolas em todo o mundo, as aulas “online” foram a solução encontrada na altura para que os alunos continuassem a aprender. Agora, dois anos depois, esta escola internacional em Cascais recupera-as para as crianças e jovens afectadas pela guerra na Ucrânia.
A iniciativa é da St. Dominic’s International School, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, a Cáritas e a Cruz Vermelha internacionais, e o objectivo é que os alunos ucranianos que a guerra obrigou a fugir do país tenham a escola à distância de um clique, onde quer que estejam.
“Dentro das salas de aula já tínhamos o equipamento para dar aulas online e os professores vão dar o seu tempo”, explicou o reitor, Stephen Blackburn.
Catalunha – GNR fiscaliza fronteiras
A GNR está a desenvolver acções de fiscalização nas fronteiras terrestres para prevenir comportamentos de risco dos jovens que se deslocam, nesta altura, para o sul de Espanha e Catalunha.
Em comunicado, a GNR refere estar em curso a operação “Spring Break 2022” junto às fronteiras terrestres, com o objectivo de prevenir a adoção de comportamentos de risco, inerentes ao consumo de drogas e álcool, por parte daqueles jovens em viagens de finalistas e férias escolares.
As acções de fiscalização abrangem a fronteira de Vilar Formoso e o Centro de Cooperação Policial e Aduaneira de Castro Marim, Algarve.
Gondomar – Pastelaria em São Pedro da Cova assaltada
Uma pastelaria localizada em São Pedro da Cova, no concelho de Gondomar, foi assaltada de madrugada por uma dupla de assaltantes que está em fuga, descreveu fonte da GNR do Porto.
“Estamos a investigar. Os suspeitos, que temos fortes convicções de que sabemos quem são, estão em fuga”, referiu a fonte.
A ocorrência foi registada às 06:42 e do estabelecimento foi furtado tabaco e dinheiro.
Quanto ao valor dos danos causados, a mesma fonte indicou que a GNR aguarda que o proprietário do estabelecimento entregue uma lista de prejuízos.
Castanheira de Pera – Homem acusado de matar companheira a tiro
O homem acusado de ter matado a companheira em Castanheira de Pera, distrito de Leiria, em Junho de 2021, disse em julgamento que se tratou de um acidente.
“Foi um acidente e foi um acidente”, afirmou o arguido ao colectivo de juízes do Tribunal Judicial de Leiria, no julgamento que decorre na Marinha Grande, no qual está acusado dos crimes de homicídio qualificado, detenção de arma proibida e dois crimes de burla informática e nas comunicações.
“Estou a fazer uma confissão integral”, garantiu, referindo que o crime “foi por negligência”.