Regiões
PESO DA RÉGUA – GNR resgata coruja-do-mato
Uma coruja-do-mato foi resgatada numa rua do Peso da Régua por elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR, anunciou o Comando Territorial de Vila Real.
Após um alerta para uma ave que se encontrava junto a um arruamento, os elementos do NPA deslocaram-se para o local, onde foi possível resgatar a coruja-do-mato que se encontrava aparentemente saudável, bem nutrida e sem sinais de ferimentos.
MACEDO DE CAVALEIROS – Primeiros quilómetros do Tua
O primeiro troço da ecopista do Tua já pode ser utilizado com a abertura em Macedo de Cavaleiros de cinco dos 75 quilómetros do projecto que se estende também pelos concelhos de Mirandela e Bragança, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).
A empresa pública é a proprietária do canal ferroviário da antiga linha do Tua que os três municípios transmontanos decidiram reconverter numa “via ciclável reservada a deslocações não motorizadas que permite a práctica de passeios pedonais, em bicicleta, cadeira de rodas, patins e outros meios de mobilidade suave”.
A IP considera que este primeiro troço entre a antiga passagem de nível e o apeadeiro de Castelãos, em Macedo de Cavaleiros, “aliado à recuperação do edificado da Estação de Macedo de Cavaleiros, também em curso, que será a nova sede do Geopark Terras de Cavaleiros, constituirá mais um excelente cartão de visita de uma região de transição da Terra Fria planáltica para a Terra Quente do Tua e Douro Superior”.
Alentejo Solidário- Angaria ração para animais
A Associação Canil e Gatil “Os Rafeiritos do Alentejo” está a promover, até dia 22 deste mês, em quatro concelhos da região, uma campanha de angariação de ração para alimentar animais na Ucrânia.
Num apelo, a associação explica que lançou a campanha porque “não pode ficar indiferente à situação de guerra que se passa na Ucrânia e aos animais que são deixados para trás, sem alimento”.
Os interessados podem entregar os donativos de ração, até dia 22 deste mês, nas bibliotecas municipais de Almodôvar, Aljustrel, Castro Verde e Ourique no distrito de Beja.
Estremoz – “Senhor dos Passos como figurado de Estremoz”
Uma exposição de peças de barristas de Estremoz, alusivas ao Senhor dos Passos, está presente ao público no Centro Interprectativo para a Valorização e Salvaguarda do Boneco de Estremoz, na cidade alentejana, revelou a câmara municipal.
Segundo o município, esta exposição, intitulada “Senhor dos Passos – Figurado de Estremoz”, surgiu a partir do “desafio lançado aos barristas”, que actualmente fazem peças do figurado de Estremoz, no distrito de Évora, para produzirem, nesta época da Páscoa, a figura Senhor dos Passos.
Esta mostra, que pode ser visitada até ao dia 22 de Maio, inclui trabalhos de Afonso e Matilde Ginja, Ana Catarina Grilo, Inocência Lopes, Irmãs Flores, Jorge da Conceição, Luísa Batalha, Madalena Bilro, Manuel Broa, Ricardo Fonseca e Vera Magalhães.