Registado aumento no n.º de casos de vírus que provoca gastroenterite
Os casos de infecções estomacais provocadas pelo virus Norovírus, aumentaram no estado de New Jersey após as festas de final de ano, de acordo com dados partilhados pelo Departamento de Saúde estadual.
Em Dezembro de 2024, o NJDOH (New Jersey Department Of Health) registou 70 surtos de Norovírus ou semelhantes, representando um contraste acentuado com os apenas 15 reportados no mesmo mês do ano anterior (2023).
Isto equivale a um aumento significativo de 66% nos surtos de 2023 a 2024. É ainda importante ressaltar, que estes números não tiveram em conta os casos individuais desta doença, que não são notificáveis.
Além disso, os dados de águas residuais em New Jersey recolhidos pelo WasteWaterScan, também mostraram um aumento da presença do Norovírus nas estações de tratamento em locais como: Union Beach (Autoridade Regional de Esgoto de Bayshore), Bridgewater (Autoridade de Esgoto do Vale Somerset Raritan), Oakhurst (Autoridade de Esgoto do Município de Ocean), Bridgeton (Autoridade de Serviços Públicos do Condado de Cumberland), Belmar (Autoridade Regional de Esgotos de South Monmouth), e Newark (Comissão de Esgoto do Vale de Passaic).
Foi ainda confirmado recentemente que a propagação desta doença estomacal não se limita apenas ao estado de New Jersey.
Dados referentes à semana de 5 de Dezembro mostram que houve 91 surtos em 14 estados diferentes, que não incluem o Estado Jardim.
“Os Norovírus são um grupo de vírus que afectam o estômago e os intestinos e causam uma doença chamada gastroenterite (uma inflamação do estômago e dos intestinos). Qualquer pessoa pode apanhar Norovírus e pode ser infectada com o vírus muitas vezes ao longo da vida” , de acordo com o NJDOH.
Os sintomas comuns incluem diarreia, vómitos e dor de estômago. Esta doença é altamente contagiosa e os surtos são comuns devido à facilidade de transmissão.
“O vírus também pode ficar nas fezes durante 2 semanas ou mais após o doente se sentir melhor”, foi ainda compartilhado pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention).
Não existe tratamento para o Norovírus.
De acordo com o CDC, são reportados cerca de 19 a 21 milhões de casos de doenças causadas por este vírus nos Estados Unidos todos os anos. A maioria dos casos ocorre geralmente entre Novembro e Abril.
O Norovírus causa cerca de 109 mil hospitalizações por ano e 900 mortes, sendo mais comum entre adultos mais velhos.
Para ajudar a impedir a propagação, lave bem as mãos utilizando água e sabão. O uso de apenas desinfectante de mãos, por si só, não funciona bem contra o Norovírus.
Não prepare nem manuseie alimentos, nem cuide de outras pessoas quando estiver doente.