‘REGRA DO CAPITÃO’: Medida entra em vigor já na época que vem
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou ontem que vai implementar a “regra do capitão” já a partir da próxima temporada, medida que esteve em vigor no decorrer do Euro’2024.
A regra, que vai ser colocada em prática em todas as competições nacionais, implica que apenas o capitão de equipa se poderá dirigir ao árbitro no decorrer de um jogo.
Em caso do capitão ser o guarda-redes, a equipa deve nomear um jogador de campo.
“Por iniciativa do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Portugal vai adoptar a “regra do capitão” em todas as competições nacionais de futebol, à semelhança do que acontecerá em vários outros campeonatos por toda a Europa. Trata-se de uma medida testada no recente Campeonato da Europa, segundo a qual apenas o capitão de equipa poderá dirigir-se ao árbitro da partida”, pode ler-se na nota que foi publicada ontem no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol.
“Caso o capitão de equipa seja o guarda-redes, deve ser nomeado um jogador de campo para dirigir-se ao árbitro no decorrer dos jogos”, termina o comunicado.