Restaurantes passam a encerrar às 10 da noite durante a semana, e 11 da noite aos sábados e domingos, na cidade de Newark

O mayor da cidade de Newark, Ras J. Baraka emitiu ontem, quinta-feira uma Ordem Executiva de duas semanas que vai permitir aumentar a lotação nos negócios como restaurantes e salões de beleza dos actuais 25% para 35%. A medida entra em efeito hoje, sexta-feira, 5 de Fevereiro e perdurará até sexta-feira, 19 de Fevereiro. Esta nova ordem executiva remove todas as outras directrizes, incluindo aquela que obrigava a um recolher obrigatório em alguns dos códigos postais da cidade, nomeadamente nos códigos 07105 e 07114 no Ironbound. Esta Ordem Executiva segue a Ordem Executiva 219 em todo o estado do governador Phil Murphy, emitida no dia 3 de Fevereiro.

A nova Ordem indica também que o máximo de lotação nos estabelecimentos é de 150 pessoas. As máscaras devem ser usadas em todos os momentos, inclusive em restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação, excepto durante as refeições ou bebidas. Não deve haver lugares em bares de restaurantes, clubes sociais ou outros locais de entretenimento, e nenhuma festa interna de qualquer espécie. Os negócios não essenciais devem fechar às 22 horas, de segunda a sexta-feira, e às 23 horas, sábados e domingos.

“Estamos a trabalhar para dar esperança aos nossos residentes e empresários e assim dar oportunidades a estes negócios que estão a ser severamente afectados, se os casos subirem drasticamente, retornaremos a directrizes mais rigorosas. Por enquanto, peço aos residentes que fiquem vigilantes, usem máscaras, pratiquem o distanciamento social e lavem as mãos com frequência”, referiu o mayor Ras Baraka.

A cidade terá na rua uma equipa de inspectores para garantir que esta Ordem Executiva seja seguida. A mesma será revista em 19 de Fevereiro.

A taxa de positividade em Newark, usando uma média contínua de três dias, foi de 15% em 23 de Janeiro, com os códigos postais 07105 e 07114 a liderarem as áreas com mais casos contabilizados.

A medida foi bem recebida por empresários do sector da restauração que aplaudiram o facto da cidade de Newark ter finalmente em consideração os restaurantes da comunidade e permita agora o seu funcionamento até às 10 da noite durante a semana e às 11 no fim-de-semana. Os empresários do sector contactados pelo LUSO-AMERICANO, também esperam que Baraka possa depois do dia 19 de Fevereiro permitir a abertura à sexta-feira até às 11 da noite, mas compreendem esta medida para os dois próximos fins-de-semana.

Alguns dos empresários ligados ao sector dos barbeiros, cabeleireiros e salões de beleza, referiram que este aumento para 35% pouco representa e não vai alterar o seu funcionamento, referindo que os 50% seriam um valor mais aceitável, mas mostram-se contentes com as restrições agora levantadas, nomeadamente de não haver recolher obrigatório no bairro, pois consideram que essa medida prejudicou e muito o negócio, pois muitos dos seus clientes que residiam fora de Newark optaram por deixar de vir a Newark, e agora esta medida pode trazer a necessária normalidade, referindo mesmo que esperam que não tenha sido tarde de mais e que os clientes voltem.

Newark vive uma fase que se espera que venha a trazer novos alentos a uma economia e um sector que vive momentos muito difíceis, e que tem um impacto enorme na dinâmica do bairro, e nos seus residentes, muitos deles empregados no sector.