Reunião comunitária: vereador Michael Silva ouve moradores no Ironbound

Após 75 dias no cargo, na noite de quinta-feira, 22 de Setembro, o Vereador Michael J. Silva reuniu-se com moradores no bairro do Ironbound,Newark, NJ, para abordar alguns dos principais problemas que assolam a região e suas prováveis soluções. O encontro ocorreu na sede do Sport Club Português (SPC) e contou com a presença de residentes, imprensa local e líderes comunitários.

Entre os problemas que impactam directamente a qualidade de vida dos moradores, foram abordados a coleta de lixo, a precariedade de estacionamento para veículos, criminalidade, drogas, limpeza pública, arborização, crescimento urbano, qualidade do ar, moradores de rua (homeless), educação pública, entre outros assuntos.

Com relação à segurança pública, Silva destacou que, actualmente, aAcademia de Polícia do Condado de Essex, em Newark, NJ, forma centenas de novos policiais todos os anos, mas, ironicamente, uma considerável parcela desses formados busca trabalho em outras cidades. Essa evasão de novos profissionais faz com que a maior cidade no estado de New Jersey sofra com a falta de mão-de-obra policial. Na reunião, o Vereador assinalou que tentará reverter essa situação.

Silva adiantou que o Independence Park (Parque dos Mosquitos) passará por novas reformas, as quais incluem a mudança do gramado e actualizações das quadras de desportos. O Estádio do Ironbound também está agendado para sofrer reformas, ao fim da temporada de Hockey.

Com relação à qualidade do ar na região, Silva, que revelou na reunião ser sobrevivente de cancro, portanto, prometeu lutar em defesa do meio-ambiente.

No que diz respeito à educação pública, o Vereador adiantou que tentará a construção de uma nova escola secundária (High School) no Ironbound.

Dezenas de moradores e lideres comunitarios compareceram ao evento

Já na área cultural, Silva disse que planeja ampliar o espaço físico actualmente ocupado durante as celebrações tradicionais do Dia de Portugal, assim como o de outros países que fazem parte da agenda local de eventos, como Brasil e Equador.

Com relação às drogas, particularmente a venda legal de “marijuana” em uma das ruas centrais do Ironbound, ele demonstrou preocupação com a possível comercialização em meio à uma zona residencial densamente povoada.

“Eu penso que esse tipo de comércio deva estar localizado numa zona industrial e não tão próximo às famílias e crianças”, disse Silva.

Com relação à falta de estacionamento, ele adiantou que ainda avalia várias possibilidades de resolver o problema, entre elas, a construção de uma estrutura vertical.

Após responder as perguntas finais, Silva agradeceu a presença de todos e a reunião foi concluída.