Rishi Sunak vai ser o próximo o primeiro ministro britânico e é o primeiro não caucasiano
O antigo ministro das Finanças Rishi Sunak será o novo primeiro-ministro do Reino Unido, e o primeiro não-branco na história britânica, graças ao apoio esmagador do grupo parlamentar do Partido Conservador, que fez desistir a única adversária.
A adversária de Sunak, Penny Mordaunt, anunciou a desistência minutos antes do encerramento do prazo para a confirmação das nomeações, que obrigavam à apresentação do apoio de pelo menos 100 dos 357 deputados do Partido Conservador.
O outro potencial candidato, Boris Johnson, já tinha desistido da corrida no domingo à noite.
A oposição britânica criticou o que considerou a “coroação” de Rishi Sunak como primeiro-ministro britânico, ao ser declarado líder do Partido Conservador sem oposição.
“Os Conservadores coroaram Rishi Sunak como primeiro-ministro sem que ele dissesse uma única palavra sobre como governaria o país e sem que ninguém tivesse a oportunidade de votar”, criticou a vice-líder do Partido Trabalhista, Angela Rayner.
“Este é o mesmo Rishi Sunak que, como ministro das Finanças, não conseguiu fazer crescer a economia, não conseguiu controlar a inflação e não ajudou as famílias com a crise do custo de vida”, disse a dirigente do principal partido da oposição.