Robert F. Kennedy Jr. é candidato independente à presidência

O candidato de 70 anos está actualmente a concorrer como forma independente após ter abandonado o partido democrata.

Como membro de uma das famílias que mais marcou a política norte-americana, menciona muitas vezes a história desta nos seus eventos de campanha, mas a verdade é que não representa um perigo na corrida à Casa Branca… mas pode estragar as contas na noite eleitoral.

Com o candidato a aparecer nas sondagens com 9% a 10%, às vezes com 12% ou 14%, o partido democrata está preocupado. “Não penso que a maioria dos apoiantes democratas tenham muito interesse em Robert Kennedy”, ressalvou o cientista político Thomas Holyoke, professor na Universidade Estadual da Califórnia em Fresno, principalmente devido ao histórico do candidato em ser anti-vacinas.

Dado a conspiração, desde a origem da pandemia à ligação entre vacinas e autismo, RFK Jr. tem sido outras posições polémicas. Quer repensar a NATO, é dúbio quando ao direito ao aborto e traçou ligações entre antidepressivos e tiroteios em massa.

Holyoke considera que, por isso, o candidato tem potencial para ir buscar votos aos dois candidatos principais, não necessariamente só a Biden. “Talvez haja eleitores à direita que desconfiam de Trump ou que estão genuinamente preocupados com o seu estado mental. Podem ver Kennedy com alguém que se alinha com os seus valores muito libertários”, explicou.

As pesquisar mostram, ainda assim, que RFK Jr. poderá prejudicar mais Biden, estando por determinar em que estados conseguirá assinaturas válidas suficientes para aparecer nos boletins de voto.