ROBERTO MARTÍNEZ: ‘O grupo esforça-se de forma espectacular’

No final do jogo, Roberto Martínez, seleccionador de Portugal, afirmou: “[O jogo] foi perfeito, porque os jogadores tiveram a mesma atitude até ao último minuto. É muito difícil, num jogo em que se tem três ou quatro golos de vantagem, continuar com concentração para manter a baliza a ‘zeros’. Isso é muito importante para um treinador.”

Sobre os 24 golos marcados e nenhum sofrido em seis jogos, afirmou: “São um ponto de partida, mas precisamos de continuar a trabalhar e de melhorar. O grupo esforça-se de forma espectacular. Estes jogadores merecem fazer história, como hoje [maior goleada de sempre da equipa das ‘quinas’].”

“Precisamos de jogar um jogo com 90 minutos de controlo. A fase com bola e a fase sem bola precisam de estar alinhadas. Este é o caminho. Temos jogadores no banco que entram sempre com atitude muito positiva. Essa é mais uma força para além do talento individual”, prosseguiu.

Inquirido sobre se o modelo com quatro defesas é para continuar, Martínez respondeu: “Eu acho que é importante sermos flexíveis tacticamente. Cada jogo é diferente em relação ao adversário, aos jogadores, aos jogadores em bom momento de forma e ao plano de jogo. Hoje, executámos uma estratégia táctica diferente sem bola, diferente com bola. [Mas o mais importante) não é a estrutura, é o conceito de sermos flexíveis com a forma de jogar.”