“ROLLIN G STONE” | Há um luso-americano na nova lista dos 200 maiores intérpretes de todos os tempos
Por HENRIQUE MANO | News Editor
O intérprete rock Steve Perry, ex-integrante da mega-banda “Journey”, é o único nome luso-americano (ou com ligação directa a Portugal) a figurar na lista dos “200 Greatest Singers Of All Time” (“200 Maiores Cantores de Todos os Tempos”) da conceituada revista de música “Rolling Stone”. A lista, agora divulgada, é uma actualização de uma outra lista, feita em 2008, que reunia apenas 100 nomes.
Com Aretha Franklin no topo, o “Top 5” inclui ainda Whitney Houston, Sam Cooke, Billie Holiday e Mariah Carey.
Na introdução a Perry, a “Rolling Stone” menciona a influência que Sam Cooke e os “Drifters” tiveram no cantor luso-americano e di que super-êxitos como “Don’t Stop Believin’” e “Separate Ways (Worlds Apart)” ajudaram a solidificar a carreira do intérprete musical, considerado por muitos como “The Voice” (“A Voz”).
Na lista, Steve Perry, de 73 anos, surge em 82.ª posição – à frente de nomes como Steve Perry, Amy Winehouse, Michael Jackson, Diana Ross, Bob Marley, Elton John, Roger Daltrey, Neil Young e Barbra Streisand.
Os únicos brasileiros na lista São João Gilberto (#81 – João Gilberto, Gal Costa (#90) e Caetano Veloso (#108).
Stephen Ray Perry (sendo o apelido uma adulteração do Pereira) nasceu em Hanford, na Califórnia, filho único dos emigrantes portugueses Raymond Pereira e Sandy Quaresma, naturais dos Açores. O pai era locutor de rádio e dono da estação KNGS, o que fez despertar nele o interesse pela música. Depois do divórcio dos pais quando Steve tinha 8 anos, o cantor foi viver com a mãe para a quinta produtora de lacticínios dos avós. Aos 12 anos, ia no carro da mãe quando ouviu Sam Cooke cantar “Cupid” e decidiu que era a cantar que iria afirmar-se. O resto é história…
Acabaria por ser, mais tarde, o vocalista principal da banda “Journey” de 1977 a 1987 e, mais tarde, de 1995 to 1998.