ROMARIA D’AGONIA. Desfile Histórico e Etnográfico percorreu as ruas de Viana do Castelo com mais de 3 mil participantes
Por Angélica Pinto | em Viana do Castelo, PT
Decorreu no dia 17 de Agosto (sábado), o tradicional Cortejo Histórico-Etnográfico da Romaria d’Agonia, já conhecido por representar a essência e a riqueza cultural e social do conselho de Viana do Castelo.
Este ano, com o tema “flor” – como elemento decorativo nos trajes tradicionais, lenços, nas peças de ourivesaria e bordados – mais de 3 mil figurantes e 34 carros alegóricos fizeram parte deste evento.
O desfile prolonga-se durante várias horas, percorrendo várias ruas da cidade situadas entre a Alameda 5 de Outubro e a Alameda do Campo d’Agonia.
A sua história remonta ao ano de 1908 quando ainda era apelidado como “parada agrícola”. Anos depois, ainda cumpre o mesmo propósito: é o momento em que as freguesias do concelho mostram o seu melhor à cidade aos milhares de pessoas que, sentadas ao em pé, preenchem as ruas da cidade para assistirem à sua passagem.
É um momento recheado de cor, alegria, criatividade, “chieira” e brilho. Os carros alegóricos, alusivos aos diferentes momentos históricos da cidade, revelam horas de trabalho árduo. Os grupos folclóricos, bandas e Zés P’reiras trazem a energia de uma verdadeira festa minhota – que este ano até contou com a participação de Augusto Canário.
Mas o que destaca este desfile dos muitos outros são os vários momentos que desafiam a participação daqueles que o assistem.
Já são habituais os pedidos de beijinhos aos casais que desfilam – não tendo escapado deles o atleta olímpico Iúri Leitão, que após ganhar a suas medalhas de ouro e prata, desfilou em lugar de destaque ao lado da sua namorada, Carolina Ribeiro.
A malga de vinho, o pedaço de broa de milho ou chouriço, e até o típico doce branco, servidos em pleno andamento pelos figurantes, são outros dos motivos de disputa entre aqueles que assistem – que em muitos casos, marcaram as suas férias especialmente nas datas da Romaria para poderem assistir aos seus vários momentos.