ROSTOS DO FOLCLORE PORTUGUÊS NA AMÉRICA: CÉDRIC PESSOA E CYNTHIA ASSUNÇÃO

🖋Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

[O Cédric e a Cynthia são noivos na vida real e casam-se a 7 de Agosto de 2021 em Portugal, na terra da noiva “como manda a tradição”, diz Cédric. “Vai ser na mesma igreja onde se casaram os meus pais e os meus avós”, acrescenta Cynthia. “Damos valor a isso”; paralelamente, desempenham também o papel de noivos nas actuações do Rancho Folclórico Cultural ‘Beleza do Minho’].

FOTO: Jornal LUSO-AMERICANO
Cédric Pessoa, do Rancho Folclórico Cultural ‘Sonhos e Juventude de Portugal’

👤NOME: Cédric Roque Pessoa

👤IDADE: 24 anos

👤LOCAL DE NASCIMENTO: França (mas aos 3 anos foi para Portugal)

👤ORIGENS PORTUGUESAS: Os pais são de Taboeira, concelho de Cantanhede

👤CARREIRA NO FOLCLORE: Juntou-se ao folclore quando ainda andava no infantário; mais tarde entrou para um rancho gandarêz e, quando veio para a América, juntou-se ao ‘Beleza do Minho’

🗞ENTREVISTA

LUSO-AMERICANO: Qual é a importância para ti de te manteres ligado às raízes portuguesas?

CÉDRIC PESSOA: Sobretudo a recordação e a lembrança dos tempos antigos. Sou uma pessoa que dá muito valor às tradições e à cultura, nas suas mais variadas manifestações.

LA: Qual é a tua palavra favorita em português?

CP: Saudade. Sou um imigrante – vivi em França e agora estou na América e continuo a ser imigrante, sempre com saudade de Portugal e da família e com desejo de voltar.

LA: Qual é a figura portuguesa que mais admiras, actual ou do passado?

CP: Creio que vou dizer Cristiano Ronaldo, uma pessoa que, como nós, está sempre fora de Portugal mas que nunca se esquece do seu país e trabalha sempre para que Portugal seja bem visto perante o mundo. Faz muito pelo seu país e por isso também me revejo nele – estou sempre a pôr Portugal em primeiro.

FOTO: Jornal LUSO-AMERICANO
Cynthia Assunção, do Rancho Folclórico Cultural ‘Sonhos e Juventude de Portugal’

👤NOME: Cynthia Mendes Assunção

👤IDADE: 26 anos

👤LOCAL DE NASCIMENTO: Yonkers, NY

👤ORIGENS PORTUGUESAS: Os pais são ambos naturais da freguesia de Cordinhã, concelho de Cantanhede (Bairrada)

👤FORMAÇÃO ACADÉMICA: Esta a tirar o mestrado em Psicologia, devendo formar-se em Maio

👤CARREIRA NO FOLCLORE: Começou em 2010 no Rancho Folclórico da Igreja N.ª Sr.ª de Fátima em Yonkers, NY; nas férias de verão andava no Rancho Folclórico ‘Os Lavradores’, da Cordinhã (Portugal); quando o rancho da igreja acaba, há cerca de 5 anos, juntou-se ao ‘Beleza do Minho’

🗞ENTREVISTA

LUSO-AMERICANO: Qual é a importância para ti de te manteres ligado às raízes portuguesas?

CYNTHIA ASSUNÇÃO: O que me atrai sobretudo ao folclore, é ser esta uma forma de não nos esquecemos das nossas raízes – ao mesmo tempo que convivemos em comunidade. Todos nós no rancho temos uma cultura que nos liga e uma paixão em comum por Portugal. O rancho é uma forma de nos lembrarmos de onde viemos.

LA: Qual é a tua palavra favorita em português?

CA: Terá de ser paixão. Não apenas pela paixão que tenho pelo folclore em particular, mas paixão pela minha cultura em geral. Tenho muito orgulho em ser portuguesa; em qualquer sítio do mundo há sempre um restaurante ou uma comunidade lusa, o que denota a paixão que todos os portugueses têm pelo seu país.

LA: Qual é a figura portuguesa que mais admiras, actual ou do passado?

CA: Há muitas figuras portuguesas que me marcam e que admiro, mas se tiver que escolher alguém, vem-me à memória a [fadista] Ana Moura. Pela forma como canta o fado contemporâneo, atraindo a juventude a um género em constante mutação, algo que é mesmo nosso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *