Ruy de Carvalho celebra 95 anos de idade
O actor Ruy de Carvalho volta a subir ao palco para mais uma interpretação em “A ratoeira”, de Agatha Christie, no dia em que completa 95 anos de idade e 80 de carreira.
É também inaugurada, no Politeama, a exposição “Retratos contados”, uma retrospectiva da vida do actor desde a infância até à actualidade.
A exposição reúne fotografias da vida do actor, como fotos de família e do seu casamento, da sua carreira profissional e com imagens de peças que interpretou com colegas de trabalho.
Com uma longa e premiada carreira no teatro, cinema e televisão, Ruy de Carvalho estreou-se em 1942, no grupo de teatro da Mocidade Portuguesa, na peça “Jogo para o Natal de Cristo”, encenada por Francisco Ribeiro.
Em 1945, entrou para o curso de teatro e formação de actores, no Conservatório Nacional, que terminou em 1950, com 18 valores.
A estreia profissional de Ruy de Carvalho data de 1947, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, na comédia “Rapazes de hoje”, de Roger Ferdinand.
Medalha de Mérito Cultural, Prémio Carreira, Personalidade do Ano em Teatro e Prémio Sophia constam dos galardões atribuídos a Ruy de Carvalho.