SAL: Reduzir consumo baixa pressão arterial numa semana
Reduzir a ingestão diária de sódio em cerca de 4.000 mg/dia diminui significativamente a pressão arterial sistólica em mais de 70% dos adultos, com idades entre 50 e 75 anos, em apenas uma semana, em comparação com sua dieta habitual, revelou um estudo apresentado nas Sessões Científicas 2023 da ‘American Heart Association’.
“A hipertensão arterial é a doença crónica mais comum no mundo e, para a maioria dos adultos, a ingestão de sódio na dieta influencia a pressão arterial”, afirma Deepak K. Gupta, professor associado de medicina e director do ‘Vanderbilt Translational and Clinical Cardiovascular Research Center’, nos EUA.
Os investigadores mediram a pressão sanguínea dos participantes enquanto seguiam as suas dietas habituais e, em seguida, realizaram um ensaio aleatório nesses mesmos participantes para compreender como a variação do sódio na dieta pode estar relacionada com alterações na pressão sanguínea.
O estudo incluiu mais de 200 adultos, com idades compreendidas entre os 50 e os 75 anos, seleccionados aleatoriamente para uma dieta rica em sódio, com 2200 mg de sódio adicionados à sua dieta diária habitual, ou para uma dieta pobre em sódio, com um total de 500 mg de sódio por dia, durante uma semana.
De seguida, os participantes mudaram para a dieta oposta durante uma semana.
A pressão arterial foi medida durante um período de 24 horas no último dia de cada dieta.
Os resultados revelaram que uma semana de dieta pobre em sódio reduziu significativamente a pressão arterial sistólica em quase 75% dos adultos.
Em contrapartida, o regresso a uma dieta rica em sódio fez aumentar a pressão arterial quando se partiu do ponto de referência de baixo teor de sódio.
“Estes resultados indicam que a redução da pressão arterial através da diminuição do sódio na dieta pode ser conseguida de forma segura e rápida no espaço de uma semana”, afirma Gupta.
Além disso, o efeito da redução do sódio na dieta sobre a pressão arterial foi consistente em indivíduos com pressão arterial normal, elevada tratada e elevada não tratada.
“Isto reforça a importância da redução da ingestão de sódio na dieta para ajudar a controlar a pressão arterial, mesmo entre os indivíduos que já tomam medicamentos para a hipertensão”, afirma Gupta.