Santuário de Fátima envia Imagem n.º 13 da Virgem Peregrina para Lviv, Ucrânia
O Santuário de Fátima anunciou o envio da Imagem n.º 13 da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia esta semana, em resposta a um pedido do arcebispo Greco-Católico de Lviv.
“Unidos no mesmo espírito de oração, é com agrado que o Santuário de Fátima responde positivamente ao pedido de envio de uma Imagem da Virgem Peregrina de Fátima”, refere uma carta enviada pelo Santuário ao arcebispo e metropolita da Igreja Greco-Católica de Lviv, Ihor Vozniak.
Nessa carta, é explicado que a deslocação desta imagem ao território ucraniano, que acontece pela primeira vez, se deve a este esforço pastoral de oração pela paz no mundo, em especial na Ucrânia.
A resposta do Santuário surge na sequência de um pedido formal de Ihor Vozniak, efectuado a 10 de Março.
“Pedimos que nos possam enviar a Imagem da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia para que possamos rezar pedindo a sua protecção para que a paz regresse ao país”, apelou o metropolita da Igreja Greco-Católica de Lviv.
Segundo o Santuário de Fátima, a imagem, que permanecerá durante um mês na Ucrânia, partirá de Lisboa para Cracóvia, na Polónia, e lá será acolhida e transportada pela comunidade greco-católica de Lviv.
A Imagem n.º 13 é uma réplica da Imagem n.º 1.
Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, “a primeira Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de Maio de 1947.
A partir dessa data, a Imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor”, segundo informação do Santuário.